Autoridades locais e estaduais debateram o futuro das rodovias viamonenses em noite de casa cheia na Câmara de Vereadores
A comunidade viamonense lotou o Plenário Tapir Rocha, na noite de terça-feira, para acompanhar a audiência pública promovida pelo Comitê Municipal de Acompanhamento das Obras de Duplicação da RS-118, que pretendia discutir o futuro desta importante rodovia estadual. Durante as mais de três horas de reunião, representantes dos executivos e legislativos, municipais e estaduais, puderam apresentar seus pontos de vista sobre os projetos que o Governo do Estado prepara para as rodovias que cruzam por Viamão. Com uma pauta bastante abrangente o encontro tratou ainda de assuntos relativos à modernização da RS-040, que está programada para começar em 2010 e a pavimentação do trecho da RS-118, entre Viamão e Itapuã.
Segundo o presidente da Câmara de Vereadores e coordenador do comitê municipal, vereador Dédo Machado (PT), a reunião é a oportunidade de apresentar à comunidade o que está sendo feito para o desenvolvimento e o aparelhamento da malha viária estadual de nosso município. “Aproveitamos a presença dos técnicos do DAER para mostrar a todos o que está sendo feito e planejado para o nosso futuro, e mesmo que leve algum tempo para que tudo seja executado, estejamos preparados e envolvidos no processo”, afirmou Dédo.
Importância dos comitês
Presente à reunião, o presidente do Comitê de Acompanhamento das Obras Viárias da Região Metropolitana, deputado estadual Ronaldo Zulke (PT), lembrou da necessidade da mobilização popular através das comissões locais, iniciativa importante no processo de pressão aos poderes públicos. “Os comitês ampliam o canal de comunicação com os organismos oficiais, pois estão acima de qualquer diferença partidária ou ideológica e são legítimos na luta por demandas da sociedade”, sustenta Zulke. Em seu pronunciamento o deputado lembrou, ainda, de toda a trajetória do comitê regional que preside e das conquistas nestes quase seis anos de existência. “Temos lutado por melhorias nas principais rodovias que ligam a nossa Região Metropolitana. A BR-116 e a RS-118 sempre pautaram nossas reivindicações, além da questão do Metrô e a Rodovia do Parque (BR-448), que são também importantes para melhorar o tráfego na Grande Porto Alegre. Por isso a necessidade de ampliarmos nossa representação popular com a criação de comitês municipais”, explica.
Ronaldo Zulke também disse estar contente com a mobilização dos viamonenses e que foi importante a adesão do município na luta pela duplicação da RS-118, através da Câmara de Vereadores. “Quando o vereador Dédo nos procurou disposto a participar do debate regional, aliado à luta de outros municípios, vimos como era importante que também assumíssemos o compromisso com as demandas viamonenses” disse. A pressão do comitê local em parceria com outros comitês municipais e regionais resultou na inclusão do trecho viamonense da RS-118 nos planos do Governo Estadual. “Uma obra que iria parar ali na ponte do Gravataí agora vai ter seu projeto licitado e, em breve, teremos a missão de fazer valer a nossa força de mobilização para que a estrada seja duplicada também até a RS-040”, completou o vereador Dédo Machado.
Obras já em 2010
Os representantes do DAER apresentaram durante a audiência publica um resumo do que está sendo preparado para o município. Segundo o coordenador do escritório do DAER de Esteio, Júlio Porciúncula, uma série de iniciativas está programada tanto na execução quanto na fase de projetos. Porciúncula disse que neste momento existem duas frentes acontecendo simultaneamente com referência a Viamão: “temos os projetos prontos e em condições de serem executados, como a RS-040, e os projetos para a duplicação da RS-118 que serão licitados ainda este ano”, informou.
Técnicos da empresa responsável pelo projeto da RS-040 mostraram as reformas previstas para a rodovia que incluem a redefinição dos trevos de acesso ao longo do trecho entre a Parada 31 e o acesso ao Centro e a duplicação os quilômetros 10 e 14, este último próximo à Escola Técnica de Agricultura (ETA). “Queremos dar mais segurança às intersecções (trevos de acesso às vilas) e duplicar um trecho onde ocorrem muitos engarrafamentos devido ao tráfego intenso”, resume Porciúncula.
Juntamente com estas melhorias, será licitada a reformulação do cruzamento da RS-118 com a Avenida José Garibaldi, que dá acesso à Estalagem. O DAER acredita que desta maneira poderão ser resolvidos em breve os problemas daquele cruzamento. Também está programada para o início de 2010 a reforma da RS-118, trecho entre a Freeway e o acesso ao Autódromo de Tarumã.
Estrada para Itapuã
Outro assunto tratado na reunião com os representantes do DAER foi a situação da rodovia RS-118, no trecho entre Viamão e Itapuã. Técnicos da STE, empresa contratada pelo DAER para desenvolver os projetos deste trecho da rodovia, explicaram que o departamento pretende atuar em duas frentes na região. A primeira envolve a conclusão da estrada até a Praia das Pombas. Atualmente a pavimentação vai até o km 12,5 e o DAER quer executar mais quatro quilômetros e meio, até o acesso à Colônia Japonesa. A outra frente de trabalho vai ficar responsável pelo trecho entre o Lami e a ponte do Fiúza, passando pelo Espigão, numa extensão de quase 17 quilômetros. “Haverá uma pequena correção no traçado da rodovia, mas queremos manter o trajeto já consolidado, para não necessitarmos de muitas correções topográficas e indenizações por desapropriação, o que encareceria muito esta obra”, justifica a engenheira Bibiana Fogaça, superintendente do Departamento de Estudos e Projetos, do DAER.
Otimismo e mobilização
Ao final das apresentações ficou evidente o otimismo da comunidade nas manifestações de todas as lideranças. André Pacheco, presidente da Acivi, fez questão de ressaltar a união de esforços das lideranças locais pelo bem da comunidade, e que agora Viamão está focada na busca de recursos para que as obras saiam o “mais breve do papel”. Ele lembrou a campanha lançada na semana passada para que os viamonenses pressionem os deputados federais para a aprovação de emendas ao orçamento de 2010.
O vereador Dédo também conclamou a comunidade para que nesta quinta-feira participe de um ato que vai reivindicar, também, junto aos deputados estaduais para que sejam reservados no orçamento do Governo do Estado em torno de R$ 40 milhões para as obras da RS-118 e para isso vai ser encaminhado um abaixo-assinado das entidades viamonenses, que será entregue na Assembléia Legislativa. “É preciso manter este espírito de mobilização para que esta obra tão importante não seja paralisada”, destacou o presidente do Legislativo Municipal.
Ao final, Dédo Machado agradeceu a presença de todos e avaliou como muito positivo o encontro. “Temos que estreitar cada vez mais esta relação com os organismos estaduais. A comunidade pôde perceber que se continuarmos atuantes e mobilizados seremos sempre ouvidos e nossas reivindicações terão força”, finalizou Dédo.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Mais recursos para a RS-118 em 2010
Nesta quinta-feira (12), às 10h, no plenarinho da Assembleia Legislativa, será realizada reunião da Comissão de Finanças para discutir emendas ao Orçamento do Estado para 2010. Importante a mobilização de todos para garantirmos mais recursos para a duplicação da RS-118.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
RS 118 – DUPLICAÇÃO TEM NOVO PROJETO
Foi apresentado pelo DAER, no dia 22 de outubro de 2009, o plano funcional para o projeto de duplicação da RS118 que contempla o trecho entre o km zero e o km 05 em Sapucaia do Sul . Neste, está prevista a duplicação da rodovia somente em um lado, o que diminuirá consideravelmente o número de remoções das famílias sob a faixa de domínio do DAER, uma vez que o projeto antigo afetava 900 famílias, agora deverá remover em torno de 300 residências. Também foi anunciado o projeto de duplicação da rodovia entre a BR290 (Free way) até a RS-040 em Viamão. Para o coordenador do Comitê, Deputado Ronaldo Zulke, “foi um avanço que tivemos, porque ainda neste ano teremos o projeto para licitação e foram minimizadas as remoções de famílias no trecho de Sapucaia do Sul. Agora, precisamos garantir recursos complementares junto ao orçamento do estado em 2010 para a conclusão da obra.” No dia 03 de novembro de 2009, na Prefeitura de Sapucaia do Sul, reuniram-se com o DAER o prefeito, vereadores, empresários e lideranças da região, para apresentarem sugestões ao plano funcional como passarelas, muretas e passagens entre as pistas para elaboração do projeto e consequente licitação da obra.
Também está agendado para o dia 10 de novembro de 2009, às 19 horas, na Câmara Municipal de Viamão, uma apresentação pelo DAER do projeto de duplicação da RS118 entre a BR290(Free way) em Gravataí até a RS040 em Viamão, incluindo a pavimentação da rodovia até Itapuã.
Também está agendado para o dia 10 de novembro de 2009, às 19 horas, na Câmara Municipal de Viamão, uma apresentação pelo DAER do projeto de duplicação da RS118 entre a BR290(Free way) em Gravataí até a RS040 em Viamão, incluindo a pavimentação da rodovia até Itapuã.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Obras em ritmo acelerado na BR-116 e BR-448
Lideranças da região metropolitana de Porto Alegre reuniram-se dia 23 de outubro no Hotel City, em Porto Alegre, sob a coordenação do Deputado Ronaldo Zulke e do DNIT, além das construtoras responsáveis pelas obras da BR-116 e BR-448.
O Diretor de Infraestrutura do DNIT, Hideraldo Caron, anunciou a incorporação de novas obras na BR-116, como a licitação para o viaduto da entrada de Sapucaia do Sul, previsto para novembro de 2009. Também anunciou o estudo do alargamento da ponte do Rio dos Sinos para dezembro de 2009. Ainda como novidade das obras desta importante rodovia, foi anunciado a aprovação do estudo de viabilidade técnica do túnel subterrâneo ligando as ruas Domingos Martins e Projetada, em Canoas. Também serão anunciados novas licitações para três passarelas: Scharlau e Polícia Rodoviária Federal em São Leopoldo, além da Sbardecar em Canoas.
Para o presidente do Comitê, deputado Ronaldo Zülke, a prestação de contas permite o acompanhamento da execução dos trabalhos. “As obras da BR-116 estão em ritmo acelerado e as da BR-448 já iniciaram e isso para nós é motivo de muita euforia”.
Confira as obras em andamento na BR-116 com prazos de conclusão:
Alargamento da ponte do rio Gravataí. Fevereiro de 2010.
Viaduto entroncamento BR-116 com BR-386 em Canoas. Março 2010.
Viaduto Unisinos São Leopoldo . Primeiro semestre de 2011.
Viaduto Rincão Novo Hamburgo. Janeiro de 2011.
Obras entre Estância Velha e Dois Irmãos. Fase de projeto. Serão construídos acessos ao bairro Roselândia em Novo Hamburgo e um retorno no acesso a duas pedreiras.
Sistema de monitoramento por câmeras ao longo da rodovia. Licitação em janeiro de 2010.
Confira o andamento das obras na BR-448 Rodovia do Parque:
Lote 1 – Consórcio Sultepa/Busnello. Responsável pelo km 0 (BR-116) até o km 9,4 (BR-386). Funcionários trabalham na preparação do terreno para a instalação de estacas do viaduto nos próximos dias.
Lote 2 – Consórcio Construcap. Encarregado do trecho entre a BR-386 até a rótula de acesso à Canoas, cobrindo uma extensão de 5,3km onde estão previstos uma ponte, três viadutos e duas passagens inferiores. Ínicio das obras em novembro de 2009 e conclusão em abril de 2012.
Lote 3 – Consórcio Queiroz Galvão. A obra começa em novembro de 2009 e se estenderá até a BR-290 (Free way), abrangendo 8 km, sendo quatro destes em obras de arte (viadutos e pontes). Este trecho contempla uma ponte estaiada de 320 metros e promove a ligação dos municípios de Canoas e Porto Alegre.
O Diretor de Infraestrutura do DNIT, Hideraldo Caron, anunciou a incorporação de novas obras na BR-116, como a licitação para o viaduto da entrada de Sapucaia do Sul, previsto para novembro de 2009. Também anunciou o estudo do alargamento da ponte do Rio dos Sinos para dezembro de 2009. Ainda como novidade das obras desta importante rodovia, foi anunciado a aprovação do estudo de viabilidade técnica do túnel subterrâneo ligando as ruas Domingos Martins e Projetada, em Canoas. Também serão anunciados novas licitações para três passarelas: Scharlau e Polícia Rodoviária Federal em São Leopoldo, além da Sbardecar em Canoas.
Para o presidente do Comitê, deputado Ronaldo Zülke, a prestação de contas permite o acompanhamento da execução dos trabalhos. “As obras da BR-116 estão em ritmo acelerado e as da BR-448 já iniciaram e isso para nós é motivo de muita euforia”.
Confira as obras em andamento na BR-116 com prazos de conclusão:
Alargamento da ponte do rio Gravataí. Fevereiro de 2010.
Viaduto entroncamento BR-116 com BR-386 em Canoas. Março 2010.
Viaduto Unisinos São Leopoldo . Primeiro semestre de 2011.
Viaduto Rincão Novo Hamburgo. Janeiro de 2011.
Obras entre Estância Velha e Dois Irmãos. Fase de projeto. Serão construídos acessos ao bairro Roselândia em Novo Hamburgo e um retorno no acesso a duas pedreiras.
Sistema de monitoramento por câmeras ao longo da rodovia. Licitação em janeiro de 2010.
Confira o andamento das obras na BR-448 Rodovia do Parque:
Lote 1 – Consórcio Sultepa/Busnello. Responsável pelo km 0 (BR-116) até o km 9,4 (BR-386). Funcionários trabalham na preparação do terreno para a instalação de estacas do viaduto nos próximos dias.
Lote 2 – Consórcio Construcap. Encarregado do trecho entre a BR-386 até a rótula de acesso à Canoas, cobrindo uma extensão de 5,3km onde estão previstos uma ponte, três viadutos e duas passagens inferiores. Ínicio das obras em novembro de 2009 e conclusão em abril de 2012.
Lote 3 – Consórcio Queiroz Galvão. A obra começa em novembro de 2009 e se estenderá até a BR-290 (Free way), abrangendo 8 km, sendo quatro destes em obras de arte (viadutos e pontes). Este trecho contempla uma ponte estaiada de 320 metros e promove a ligação dos municípios de Canoas e Porto Alegre.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Obras do viaduto do bairro Rincão, em NH, iniciam em janeiro
Quem trafega pela BR-116, entre Novo Hamburgo e Estância Velha, terá facilidades.
Novo Hamburgo - Apontada como uma das soluções para a redução do fluxo de veículos na BR-116, a Rodovia do Parque (BR-448) deve começar a ser construída em agosto de 2009. O anúncio foi feito ontem pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Hideraldo Luis Caron, durante a reunião do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre, realizada na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI/NH-CB/EV).
Novo Hamburgo - Apontada como uma das soluções para a redução do fluxo de veículos na BR-116, a Rodovia do Parque (BR-448) deve começar a ser construída em agosto de 2009. O anúncio foi feito ontem pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Hideraldo Luis Caron, durante a reunião do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre, realizada na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI/NH-CB/EV).
Ainda em janeiro, o departamento pretende concluir o projeto da rodovia e a licitação deve estar pronta até março. Caron confirmou que a BR-448 terá investimento de R$ 700 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Outra novidade para quem trafega pela BR-116, entre Novo Hamburgo e Estância Velha, será o início das obras do viaduto do bairro Rincão, no quilômetro 236, em Novo Hamburgo, a partir do próximo mês. Em 2009, também está previsto a construção dos viadutos de Sapucaia do Sul e da Unisinos. Segundo o diretor-geral do Dnit, a BR-116 receberá R$ 220 milhões do PAC para investimentos. Durante a reunião, que contou com a participação de prefeitos e futuros eleitos, representantes políticos e de empresas privadas, Caron informou que o consórcio ganhador da licitação do viaduto do Rincão é formado pelas empresas Pelotense e Cidade e que os recursos para sua execução estão liberados. "A licitação da obra foi concluída e homologada e a previsão de assinatura do contrato com o consórcio é na próxima semana, com as obras iniciando em janeiro"destacou.
COMISSÃO - Para analisar o projeto da BR-448, que estão sendo avaliados pelos prefeitos, o DNIT montou uma comissão especial para análise e contratou dois engenheiros especialistas. O engenheiro Adriano Panazzolo adiantou alguns pontos como o prognóstico ambiental, justificativas, as leis, a equipe que está trabalhando, entre outros. E o engenheiro Jorge Basler mostrou em um telão como ficarão as obras, que necessitarão de reassentamento e desapropriação de áreas ocupadas por centenas de famílias.
Audiência debate questões ambientais
No dia 14 de janeiro, às 19 horas, no Centro Universitário La Salle, em Canoas, ocorrerá audiência pública ambiental, passo primordial para construção do empreendimento. A partir dessa audiência será emitida licença prévia ambiental, que permitirá a aprovação do Projeto Básico de Engenharia e, conseqüentemente, a contratação das obras. ``Mantemos o compromisso de conclusão dos projetos em 31 de janeiro’’, frisa Caron, adiantando que a previsão para início das obras da BR-448 (valor estimado está em R$ 700 milhões) é em agosto de 2009, caso não tenha nenhum percalço.
Jornal NH, quinta-feira, 11 de dezembro de 2008 - 16h15
Após veto federal, oposição espera retirada do projeto dos pedágios
Ministro dos Transportes foi contrário ao Duplica RS, que prevê renovação de contratos sem licitação.
Ministro rejeita prorrogação de contratos dos pedágios gaúchosPorto Alegre - Após posição contrária do ministério dos Transportes, Alfredo Nascimento, ao projeto Duplica RS, deputados da oposição esperam a retirada da Assembléia Legislativa da proposta que prevê a prorrogação dos pedágios no Rio Grande do Sul. Sem a anuência do governo federal, os parlamentares acrediram que uma eventual aprovação não teria efeito prático.O deputado Ronaldo Zulke, do PT, que participa na manhã desta quinta-feira (11) da reunião do Comitê de Acompanhamento das Obras na BR 116, em Novo Hamburgo, comemorou o posicionamento do governo federal e adiantou que, conforme contatos que mantém com autoridades federais, a União tem projetos para obras nas BRs do estado. A reunião do Comitê contará com a participação do diretor do DNIT, Hideraldo Caron.
www.diariodecanoas.com.br 11dezembro2008
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Comitê realiza última reunião em 2008
Diretor do DNIT atualiza calendário de obras
previstas na BR 116 e BR 448
O Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre promove reunião com o diretor de Infra-estrutura Rodoviária do DNIT, engenheiro Hideraldo Caron, nesta quinta-feira (11), às 9h, na sede da ACI de Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom (Rua Joaquim Pedro Soares, 540, município de Novo Hamburgo). De acordo com o coordenador do comitê, deputado Ronaldo Zülke (PT), o objetivo da reunião é atualizar o calendário das obras previstas na BR 116 e construção da BR 448, a Rodovia do Parque.
Segundo o parlamentar, em 2009 o DNIT deve dar início às obras. “Queremos ouvir o DNIT sobre como estão os processos no departamento e o nível de definição do governo federal sobre estas tão importantes obras para a região”, afirma. Para Zülke, a decisão do governo Lula de revogar o Polão foi fundamental para afastar o fantasma da instalação de quatro praças de pedágio na região para, só depois de 11 anos, a comunidade contar com as obras.
“O comitê continuará acompanhando, pressionando e auxiliando o governo federal na busca de soluções para os problemas viários da região”, garante o parlamentar. Ronaldo Zülke cobra, ainda, resposta da governadora do Estado, Yeda Crusius, a respeito do pedido de agenda feito pelo comitê há cerca de 120 dias para tratar da duplicação da RS 118 – parte integrante da solução ao problema viário da região – cujo ritmo, segundo o deputado, está bastante lento. “Queremos o compromisso do governo do Estado que as obras de duplicação da RS 118 sejam concluídas até 2010”, pressiona.
O Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre integra o programa Sociedade Convergente, da Assembléia Legislativa, promovido pelo Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional.
previstas na BR 116 e BR 448
O Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre promove reunião com o diretor de Infra-estrutura Rodoviária do DNIT, engenheiro Hideraldo Caron, nesta quinta-feira (11), às 9h, na sede da ACI de Novo Hamburgo, Estância Velha e Campo Bom (Rua Joaquim Pedro Soares, 540, município de Novo Hamburgo). De acordo com o coordenador do comitê, deputado Ronaldo Zülke (PT), o objetivo da reunião é atualizar o calendário das obras previstas na BR 116 e construção da BR 448, a Rodovia do Parque.
Segundo o parlamentar, em 2009 o DNIT deve dar início às obras. “Queremos ouvir o DNIT sobre como estão os processos no departamento e o nível de definição do governo federal sobre estas tão importantes obras para a região”, afirma. Para Zülke, a decisão do governo Lula de revogar o Polão foi fundamental para afastar o fantasma da instalação de quatro praças de pedágio na região para, só depois de 11 anos, a comunidade contar com as obras.
“O comitê continuará acompanhando, pressionando e auxiliando o governo federal na busca de soluções para os problemas viários da região”, garante o parlamentar. Ronaldo Zülke cobra, ainda, resposta da governadora do Estado, Yeda Crusius, a respeito do pedido de agenda feito pelo comitê há cerca de 120 dias para tratar da duplicação da RS 118 – parte integrante da solução ao problema viário da região – cujo ritmo, segundo o deputado, está bastante lento. “Queremos o compromisso do governo do Estado que as obras de duplicação da RS 118 sejam concluídas até 2010”, pressiona.
O Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre integra o programa Sociedade Convergente, da Assembléia Legislativa, promovido pelo Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional.
Assinar:
Postagens (Atom)
