quinta-feira, 8 de agosto de 2013
Reunião na próxima semana deve definir volta das obras na RS-118 em Gravataí
Representantes da construtora Triunfo e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) se reúnem na próxima semana para definir a volta ao trabalho no lote dois da RS-118. O trecho de onze quilômetros não recebeu operários neste ano. Da pista nova deste lote, 6,1 quilômetros já estão prontos, mas ainda não foram liberados.
Neste encontro poderá ser assinado o contrato para a recuperação da pista atual. Segundo o diretor-geral do Daer, Carlos Eduardo Vieira, a construtora informou que conseguirá entregar o trecho pronto até o meio do ano que vem.
As obras pararam porque a construtora encaminhou uma série de exigências ao Daer. Entre as exigências da empresa estão o reajuste de preços do contrato, uma maior rapidez no pagamento dos serviços executados e agilidade na remoção de famílias invasoras. Segundo o Daer, a maior parte desses itens foram atendidos.
Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 07.8.2013
Aeromóvel do Aeroporto entra em operação reduzida por quatro meses a partir de sábado
O Aeromóvel do Aeroporto Salgado Filho começará a operar a partir deste sábado, após a visita da presidente Dilma Roussef. De acordo com o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, por um período de quatro meses, porém, o veículo funcionará em horário reduzido, das 10h às 16h, sem cobrança de passagem.
A chamada operação assistida terá responsabilidade da empresa contratada, a Aeromovel Brasil S.A. É nesse período que a automação será concluída, ajustes serão realizados, os empregados da Trensurb serão treinados e o segundo veículo será integrado ao sistema.
Após a fase de testes, o Aeromóvel deve operar no mesmo horário dos trens. Quem se utiliza do Trensurb não precisará pagar passagem para ir até o aeroporto. Basta apresentar o ticket do trem. Já quem acessar o veículo pelo Salgado Filho precisará comprar o bilhete do Trensurb para andar no Aeromóvel.
O segundo veículo, que também será usado no transporte dos passageiros, entre a estação do trem e o terminal do aeroporto, chegará em setembro. Ele terá 300 lugares, o dobro da capacidade do primeiro.
Dados gerais:
Extensão: 998 metros em via elevada.
Terminais: dois (um na Estação Aeroporto da Trensurb, outro no Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho).
Veículos: dois (um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300).
Tempo estimado do percurso total: 90 segundos.
Investimento estimado: R$ 29,8 milhões.
Demanda prevista do sistema: 7.756 passageiros por dia.
Execução das obras: Aeromovel Brasil S.A., Premold S.A., T'Trans e Rumo Engenharia Ltda.
Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 08.8.2013
quarta-feira, 7 de agosto de 2013
Zulke recebe do Dnit confirmação de licitação do projeto de obras complementares na BR-116
O deputado Ronaldo Zulke (PT-RS), coordenador do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre, reuniu-se nesta terça-feira (6) com o diretor-geral do Dnit, Jorge Fraxe, em Brasília. Segundo Zulke, foram discutidos temas de interesse do Rio Grande do Sul, a exemplo da extensão da BR-101, trecho do município de São José do Norte, em função da instalação do estaleiro EBR. O parlamentar informa que também esteve em pauta as obras complementares na BR-116, a BR-448 e a greve dos funcionários.
Ronaldo Zulke disse que o DNIT confirmou a licitação do projeto de obras complementares na BR-116 (no modelo de RDC – Regime Diferenciado de Contratações) para este semestre, provavelmente no mês de setembro. A previsão das obras, acrescentou, é para tão logo seja concluído o primeiro trecho da BR-448 (a Rodovia do Parque), o que deve acontecer em dezembro de 2013. “Esta medida será tomada já que a BR-448 absorverá parte do trânsito da BR-116, diminuindo, assim, os impactos das obras complementares para os usuários desta rodovia”, avalia.
Já a licitação do segundo trecho da BR-448 (extensão até Novo Hamburgo, divisa com Estância Velha) ficará, segundo o Dnit, para o primeiro semestre de 2014.
Greve - Também foi discutido na audiência o tema da greve dos trabalhadores do Dnit. O deputado solicitou a Fraxe uma solução rápida para a questão dos trabalhadores. Em função da existência de uma decisão judicial que limita a greve a 50% dos trabalhadores, o parlamentar acredita que a mesma não cause prejuízos à continuidade do conjunto das obras.
Por Assessoria dep fed Ronaldo Zulke em 06.8.2013
terça-feira, 6 de agosto de 2013
Congestionamento nesta manhã chegou a 10 quilômetros na BR-116, em Canoas
Foi preciso muita paciência no início da manhã desta terça-feira para ir do Vale do Sinos para Porto Alegre. Um acidente com danos materiais entre dois caminhões e um veículo Marea na altura do viaduto da Boqueirão, em Canoas, provocou retenção no trânsito da BR-116 por cerca de uma hora. A seis quilômetros dali, também no sentido interior-capital, um caminhão com problemas mecânicos parou na pista central, perto da estação Niterói da Trensurb. O veículo levou quase uma hora para ser removido.
O trânsito praticamente parou na BR-116 do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, até o bairro Niterói, quase na divisa de Canoas com Porto Alegre. A lentidão atingia dez quilômetros, segundo a Polícia Rodoviária Federal, mesmo depois que os veículos estragados e acidentados foram removidos.
Com a BR-116 congestionada, os problemas no trânsito de Canoas foram ocorrendo em efeito cascata. Por volta das 7h30 a Avenida Guilherme Schell já apresentava trânsito lento. Antes das 8 horas o congestionamento no sentido interior-capital iniciava nas proximidades da estação Fátima e se estendia até o Rio Gravataí. Ruas do Centro de Canoas também registraram congestionamento no início do dia, já que muitos motoristas que estavam na BR desviaram por dentro da cidade para acessar a Guilherme Schell.
Por http://www.diariodecanoas.com.br em 06.8.2013
Proposta de ciclovia intermunicipal está sendo finalizada
A proposta de instalação de uma ciclovia intermunicipal entre Gramado e Canela está praticamente pronta. Segundo o responsável pela elaboração técnica da obra, o arquitetoVonei Benetti, falta muito pouco para que o material seja finalizado. “Como havia iniciado a proposta ainda como secretário de Governança, estou concluindo como cidadão, de forma voluntária porque sou favorável e acredito na ideia da ciclovia”, comenta Benetti. Ele explica que o espaço exclusivo para ciclistas se deslocarem entre Gramado e Canela com segurança, atenderá vários quesitos técnicos e de segurança. “Um lado da rodovia será alargado, a princípio o lado mais favorável para a construção da ciclovia é o esquerdo de quem segue para Canela”, informa o arquiteto. Fundadora do projeto Gramado de Bicicleta e idealizadora da ciclovia intermunicipal, Tela Tomazeli destaca que a expectativa é de que o espaço seja executado em breve. “O que está sendo feito é somente um pré-esboço para levarmos até o Governo
do Estado”, diz Tela. Ela esclarece que a partir da aprovação da proposta que será discutida com o Estado, ainda serão necessárias vencer algumas etapas. “Antes da implantação definitiva é necessário um estudo que terá que levar em consideração vários fatores como os pedestres e questões de segurança”, afirma Tela.
Audiência - A proposta da ciclovia intermunicipal tem como característica um elemento físico, semelhantemente a um minicanteiro para delimitá-la e separá-la da estrada além de mão dupla. O trajeto terá cerca de sete quilômetros.“ Assim que recebermos o resultado do estudo de ciclovia, vamos marcar uma audiência com a Empresa Gaúcha de Rodovias, uma vez que ela irá assumir o trecho entre Gramado e Canela”, diz o presidente da Câmara de Gramado e um dos líderes da Comissão Pró-ciclovia, Ilton Gomes. Os poderes Executivo e Legislativo de Gramado e Canela uniram esforços e criaram um grupo para concretizar a implantação da ciclovia intermunicipal.
Por http://www.diariodecanoas.com.br em 06.8.2013
Túnel será construído sem parar trechos da BR-116 em Canoas
As obras do túnel da Rua Domingos Martins sob a BR-116 em Canoas estão asseguradas. O edital de construção deve sair este mês e a tecnologia a ser utilizada não exigirá a interrupção de trechos da rodovia federal. O investimento é de 30 milhões de reais e faz parte de um pacote de 300 milhões de reais para esta e outras obras relacionadas à BR-116. As informações foram dadas no começo da noite de ontem pelo prefeito de Canoas Jairo Jorge em Brasília, depois de reunião com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Pinto Fraxe.
Segundo explicou o prefeito, o projeto vai prever dois túneis (um em cada sentido) ligando a área central da cidade. Cada túnel, a ser construído em forma de tubo e em sistema de anéis metálicos, terá duas pistas. “Com essa tecnologia não vamos interromper o tráfego na BR-116”, disse. Ainda de acordo com Jairo Jorge, será a primeira vez que essa técnica - chamada tunnel liner - é usada no Estado. “Já vi a utilização em Contagem (MG)”, acrescenta. Os túneis terão raio aproximado de 6,50 metros por 6,70 metros. O início da obra está previsto para 2014 com conclusão em até 18 meses. O túnel ligará a Domingos Martins e a Avenida Dr. Sezefredo.
Por http://www.diariodecanoas.com.br em 06.8.2013
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Alteração no trânsito na Ceará aumenta congestionamento e EPTC pode realizar mudanças
A segunda-feira foi o primeiro dia útil após as novas mudanças no trânsito em razão das obras da passagem de nível da avenida Ceará, em Porto Alegre. Motoristas enfrentaram congestionamentos maiores tanto para entrar quanto para sair da capital pela região do aeroporto Salgado Filho.
A principal mudança foi o desvio da avenida Farrapos para a rua 25 de Fevereiro e depois para a rua Edu Chaves. Os desvios já implantados permanecem inalterados.
De acordo com o diretor de Trânsito da EPTC, Carlos Pires, a expectativa é que, a partir de amanhã, os congestionamentos diminuam já que as alterações são recentes. Porém, se até sexta-feira os problemas registrados hoje permanecerem, o tempo da rede de sinaleiras será alterado com o objetivo de dar maior fluidez no trânsito congestionado na regiao.
As obras começaram em fevereiro com o desvio no trânsito. O prazo contratual de conclusão é de 18 meses. A passagem terá aproximadamente 300 metros de comprimento e nove metros de largura. Os serviços foram suspensos depois que a construtora identificou risco de deslizamento do solo. Como a máquina que fará esse serviço tem 22 metros de altura, o que põe em risco a realização da obra por causa do Aeroporto Salgado Filho, a prefeitura precisou acordar com o V Comar que as obras de escavações sejam realizadas durante a madrugada.
Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 05.8.2013
Assinar:
Postagens (Atom)






