quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Governo ainda precisa retirar mais de 70% das famílias para poder concluir duplicação da RS-118

Faltando quase um ano para a promessa de término da duplicação da RS-118, entre Gravataí e Sapucaia do Sul, o Governo do Estado ainda precisa retirar 916 famílias que moram às margens da rodovia. Segundo dados da Secretaria Estadual da Habitação, das 1.262 casas que precisam ser demolidas para a continuidade das obras, apenas 346, ou 27,41%, já foram retiradas. As famílias estão sendo encaminhadas para o programa de aluguel social do Governo do Estado. Em Sapucaia do Sul, 201 estão sendo beneficiadas. Em Gravataí são outras 97, e, em Cachoeirinha, 48.
Outras 516 famílias já foram cadastradas, mas ainda não se mudaram. São 332 em Sapucaia do Sul, 130 em Gravataí, e 54 em Cachoeirinha. Para conseguir concluir a demolição das casas que atrapalham a realização da obra, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) ainda precisa cadastrar e notificar outras 400 famílias de Sapucaia do Sul. Cada uma das famílias está recebendo até R$ 500 mensais. O gasto mensal do governo com esse número de beneficiados com o programa já é de R$ 165,970 mil reais. Para ter acesso ao dinheiro do aluguel social, as famílias precisam fazer um cadastro na prefeitura de sua cidade. A exceção é em Esteio. As famílias do município optaram por trocar de cidade e fazem o cadastro nas prefeituras de Cachoeirinha e Gravataí. Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 06.11.2013

Presidente Dilma anuncia publicação da licitação da ponte do Guaíba

O diretor-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Nilvo Luis da Silva, confirmou nessa terça-feira, dia 05, a validade da licença prévia para as obras de construção da nova ponte do Guaíba. O Governo Federal aguardava essa informação para poder publicar o edital de licitação que irá escolher a empresa que executará os serviços. Em entrevista na manhã desta quarta-feira, dia 06, concedida para jornalistas do Grupo RBS, a presidente confirmou que a licitação será publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 07. A empresa que vencer a licitação terá seis meses para desenvolver o projeto executivo da ponte e outros três anos para realizar a obra. A concorrência será feita pelo modelo de Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que prevê uma disputa mais rápida na definição da empresa que construirá a nova passagem sobre o Guaíba. Antes de definir esse modelo, que não prevê a divulgação do valor da obra, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estimava que a construção da elevada custaria R$ 900 milhões.
Em outubro, quando ocorreu uma audiência para apresentar o projeto, o analista em Infraestrutura do Dnit, Carlos Alberto Garcia Vieira explicou porque a autarquia decidiu fazer a concorrência pelo RDC. - A licitação pelo RDC impõe isso. É um leilão entre as empresa. Na verdade, o Dnit lança o projeto e as empresas é que dão o seu preço para isso. O orçamento é sigiloso por isso. Só quem tem acesso a ele são os órgãos de controle – alega. A segunda ponte terá uma extensão de 7,3 quilômetros de obras e 28 metros de largura nos vãos principais. Cada pista contará com duas faixas de rolamento com acostamento e refúgio central. Porém, é possível que, no futuro, a ponte tenha três faixas de tráfego para cada sentido, mas, se isso ocorrer, será necessário retirar o acostamento previsto e alterar a sinalização. O Dnit estipula que 50 mil veículos utilizem a nova ponte diariamente. Para que a obra seja executada, cerca de 850 famílias da Vila Areia, Vila Tio Zeca e Ilha dos Marinheiros terão de ser reassentadas. A assessoria de imprensa da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) informa que a viabilidade para a construção da segunda ponte foi concedida em 2011 para a Concepa. Essa autorização tem validade de dois anos e expira na próxima semana. Dessa forma, o Dnit precisará solicitar a renovação da licença, mas isso não impede que ocorra a publicação da licitação. Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 06.11.2013

Trensurb adia começo da operação comercial do Aeromóvel do Aeroporto

A necessidade de realizar testes de funcionamento do veículo A200 fez com que a Trensurb decidisse manter a operação assistida do do Aeromóvel do Aeroporto Salgado Filho. Pela previsão anterior, a partir do dia 11 os veículos passariam a operar no mesmo horário dos trens da linha um.
Porém, uma reunião nesta quinta-feira, dia 7, irá definir pela ampliação do horário de funcionamento dos veículos do Aeromóvel. Atualmente, a linha opera experimentalmente em dias úteis, das 10h às 16h, sem cobrança de passagem. O deslocamento é feito com o veículo A100, que tem capacidade para 150 passageiros. Já o veículo A200 começará a entrar em fase de testes na via, ainda sem o transporte de passageiros. Os testes serão feitos nos horários em que não há oferta do serviço. O andamento desses testes é que determinará o início da circulação com usuários do trem. Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 06.11.2013

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Gestão Ambiental da BR-448 acompanha mudança de acesso à Prainha do Paquetá

Moradores e usuários da Rua da Prainha, em Canoas, terão a partir de terça-feira, 29/10, às 9h e 30min, que utilizar novo trajeto. O fechamento permanente do acesso a rua acontecerá devido ao término de obras de terraplenagem e pavimentação da BR-448 (km’s 15+580 a 15+900) que conforme o Lote 3 do empreendimento (Consórcio Queiroz Galvão, OAS, Brasília Guaíba) responsável pelo trecho, beneficiará os moradores do local. “Foram realizados também os serviços de colocação de defensa (dispositivo de segurança rodoviária), meio fio e um trecho de 60 metros de pavimentação. Com isso, o trânsito ocorrerá pela interseção de acesso à Canoas, favorecendo a comunidade da Prainha”, destaca o engenheiro de produção do lote, José Guarnieri Filho.
A liberação será apenas em uma pista (pista da direita), que terá sentido duplo. “O motivo da liberação deste trecho é para podermos fechar o acesso ao Paquetá pelo Bar do Toco, pois iniciaremos a execução do pacote de pavimento neste local”, completa ainda, o engenheiro. Para Alexandre Dias, 28 anos, que reside na Rua da Prainha, a obra facilitará o trânsito. “Ela vai dar acesso a tudo, em especial a Porto Alegre e desviará o tráfego de caminhões que fazem muita poeira na estrada que é de chão”. Já para o servente de obra, Nerci de Souza Leal, 64 anos, destes 59 vivendo na Rua Dona Maria Izabel, outra rua próxima a interseção, a liberação do acesso vai ter grande importância. “Vai ser muito bom pra tudo. Eu, por exemplo, vou levar 10 minutos para chegar a Porto Alegre de carro, hoje levo uma hora pela BR-116, dependendo da tranqueira”. Outra observação de Nerci refere-se a valorização comercial das áreas e imóveis próximos à rodovia. “Meu filho tinha casa onde foi construído o acesso e foi indenizado. Agora a área onde moro está mais valorizada”, completa. No trabalho de alteração do acesso, a Equipe de Gestão Ambiental realiza na segunda-feira, 28/10, à tarde, a distribuição de panfletos casa a casa junto a comunidade lindeira do trecho com informações sobre a mudança. Por http://www.rodoviadoparque.com.br em 29.10.2013

Ponte estaiada da Rodovia do Parque será concluída até o dia dez de dezembro 2013

Uma das mais imponentes obras da Rodovia do Parque será concluída até o dia dez de dezembro. A ponte sobre o Rio Gravataí está sendo construída por módulos tanto do lado de Canoas quanto do lado de Porto Alegre. Os dois lados vão se encontrar até o dia 26 de novembro.
Após essa etapa, serão finalizadas as obras da mureta e aplicação de asfalto. As obras da ponte começaram em julho de 2011 e custarão R$ 207.260.786,02 A ponte é suspensa por cabos de aço, que sustentarão o piso da ponte. A pista da estaiada ficará a 25 metros do nível do rio. Quando concluída ela terá 268 metros de extensão e 36,4 de largura. Segundo a construtora, esta será a mais larga ponte estaiada da América Latina com 34 metros neste tipo de estrutura. Ponte estaiada sobre o Rio Gravataí Localização: Canoas/Porto Alegre Km da BR-448: 21,4 Extensão: 268 metros Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 30.10.2013

Construtoras ainda trabalham para entregar a Rodovia do Parque em dezembro 2013

Apesar da chuva dos últimos dias, as construtoras não alteraram seu cronograma e pretendem concluir as obras da Rodovia do Parque até o dia 19 de dezembro. Dados de setembro apontam que as obras da BR-448 já estão 88,71% concluídas. Há mais de dois meses, operários estão trabalhando 24 horas por dia, como forma de conseguir finalizar a obra no prazo acordado.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) determinou que a empresa responsável pelo gerenciamento da obra faça o acompanhamento diário a fim de identificar se o planejamento está sendo cumprido. Porém, o prazo é exíguo e até a chuva pode atrapalhar a intenção. Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 31.10.2013

Motociclista fica ferido em colisão entre moto e van, em Novo Hamburgo

No início desta manhã de sexta-feira (1º), uma motocicleta colidiu com uma Van, em Novo Hamburgo, no quilômetro 234 da BR-116, sentido interior-Capital, deixando o trânsito lento. Segundo a PRF, o motociclista ficou ferido e foi atendido pelo Samu. Após o acidente, a pista foi liberada. Por www.diariodecanoas.com.br em 01.11.2013