quarta-feira, 2 de julho de 2014

TRENSURB RECEBE SEGUNDO NOVO TREM

Enquanto testes da primeira nova composição são essencialmente do material rodante, os do veículo recém-chegado serão concentrados nos sistemas de sinalização e segurança.
Na manhã desta segunda-feira (16), os quatro caminhões que transportavam cada um dos carros do segundo novo trem da Trensurb, vindos de São Paulo, chegaram ao pátio da empresa. Assim como no caso do primeiro dos 15 novos trens, cada carro será içado por uma ponte rolante, colocado sobre os trilhos dentro da oficina e preparado para o início dos trabalhos de acoplamento. Devido a um problema no equipamento de içamento, somente amanhã as quatro partes da composição devem ser descarregadas nos trilhos para serem acopladas e preparadas para o início dos testes. A partir daí, por um período de dois dias, deve acontecer o acoplamento mecânico e elétrico dos carros.Iniciam-se, então, os testes estáticos, ainda dentro da oficina, para que sejam analisadas as funcionalidades de todos os sistemas e subsistemas elétricos do trem, o que deve durar cerca de duas semanas.

Depois disso, começam a ser realizados testes dinâmicos, inicialmente apenas dentro do pátio da empresa, com deslocamento em baixa velocidade e, posteriormente, o novo trem passa a circular na via, sem passageiros, num trecho do elevado em Novo Hamburgo. Enquanto que os testes da primeira nova composição são principalmente de material rodante – do próprio veículo, seu comportamento, funcionalidades e componentes -, os testes do trem recém-chegado são de sinalização e segurança – concentrados na interface entre o veículo e os sistemas da linha metroviária da Trensurb. Por isso, ele deve circular pela via por aproximadamente 15 dias, passar 30 dias parado para os testes e ajustes de sistemas e depois rodar por outros 15 dias.

A fase seguinte será de testes com dois trens acoplados e, depois disso, ocorre o treinamento dos operadores a fim de possibilitar que os primeiros novos veículos comecem a funcionar comercialmente e transportar passageiros. A previsão inicial – caso os testes ocorram sem contratempos e não haja necessidade de grandes ajustes e intervenções – é que as duas primeiras novas composições estejam disponíveis para operação comercial no mês de outubro. Antes disso, quando houver condições técnicas e de segurança, será agendada uma viagem especial para membros da imprensa em um dos novos trens.

Os parâmetros funcionais, operacionais e de segurança obtidos através dos testes dos dois primeiros trens serão aplicados aos demais veículos, fazendo com que o período de testes seja mais curto para eles. Até janeiro de 2015, todos os 15 trens serão recebidos pela Trensurb com intervalos de 15 a 20 dias entre cada entrega.

Alterações na operação

Com a realização dos testes da primeira nova composição já em curso e a necessidade de interrupção de uma das vias nos dias úteis, a partir das 21h, um único trem irá transportar passageiros, circulando de forma pendular – utilizando a mesma via para ir e voltar – entre as estações Santo Afonso e Novo Hamburgo. Dessa forma, a partir desse horário, os usuários que desejarem seguir em direção ao norte após a Estação Santo Afonso deverão fazer a transferência para outro trem no local, a fim de prosseguir até as estações Industrial, Fenac ou Novo Hamburgo. No sentido contrário, o usuário embarca em uma dessas três estações, vai até Santo Afonso e, se quiser seguir viagem para desembarcar em outra estação, deverá fazer a transferência para outro trem. As viagens de cada uma das extremidades do pêndulo – estações Santo Afonso e Novo Hamburgo – partem a cada 15 minutos.

Aos sábados, eventualmente, testes também podem ocorrer a partir das 21h, com a interrupção de uma das vias. No entanto, como os intervalos nas noites de sábado já são de pelo menos 15 minutos, a operação pendular e a transferência entre trens não serão necessárias. Testes semelhantes devem ser realizados regularmente pelo menos até janeiro de 2015, quando está prevista a chegada do 15º novo trem.

Os novos trens

As novas composições fornecidas pelo consórcio FrotaPoa, de quatro carros cada uma, terão gasto energético cerca de 30% inferior às atuais, sistema de ar condicionado automatizado, sistema de comunicação multimídia, iluminação interna com LED, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas, além de possibilidade de acoplamento - tornando possível a operação de dois trens acoplados nos horários de pico, totalizando oito carros e dobrando a capacidade de transporte de cada viagem.

Considerando-se o reajuste anual previsto em contrato e o enquadramento do projeto no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI) – com consequente suspensão de recolhimento de PIS/PASEP e COFINS sobre o custo dos trens –, o valor do empreendimento é de R$ 242,6 milhões. Cada um dos 15 trens está orçado em R$ 14,7 milhões, enquanto os sobressalentes têm custo de R$ 22,1 milhões.

Foto: Marco Prass/Trensurb

Por http://www.trensurb.gov.br em 16.6.2014

Iluminação na Rodovia do Parque começa ser religada hoje em Canoas

Depois de quase seis meses às escuras, os postes de luz da Rodovia do Parque começarão a ser religados hoje em Canoas. Desde segunda-feira (30), a empresa Mercúrio trabalha no conserto da iluminação pública da BR-448. Oscabos de energia foram furtados dias após a inauguração da rodovia, em dezembro do ano passado.

Dos 10 quilômetros que estão sem luz no trecho de Canoas, 2,5 quilômetrosterão luz já na próxima noite, entre o limite de Esteio até a BR-386. Todo o trecho de Canoas deve estar religado até 15 de agosto. A Prefeitura vai investir R$ 300 mil na recuperação da rede. O custo mensal para manutenção da iluminação será de aproximadamente R$ 600 mil.
A Prefeitura de Canoas decidiu não mais esperar pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A autarquia federal chegou a prometer que recuperaria a luz nos postes antes de repassar a responsabilidade às prefeituras. Porém, o anúncio de que a concorrência será publicado já vem desde abril e até agora a disputa pública ainda não ocorreu.
A Prefeitura ainda aguarda que o Dnit repasse R$ 4 milhões que serão usados na colocação de câmeras de monitoramento na BR-448, o que facilitará o cuidado com o vandalismo, depredação e a segurança dos usuários. As câmeras são um pedido da prefeitura na contrapartida de assumir a iluminação. O prefeito lamentou que a autarquia ainda não tenha liberado os recursos.
Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 02.7.2014

Prefeitura de Canoas assumirá a iluminação da BR-448

A Prefeitura Municipal de Canoas assumirá a iluminação da BR-448, trecho de Canoas, que corresponde a 70% da rodovia, a partir do dia 1º de julho. O anúncio foi feito pelo prefeito Jairo Jorge durante a entrega da Avenida das Canoas e dos acessos secundários para a rodovia, na tarde desta quinta-feira (25). O custo para o município será de R$ 600 mil mensais.

Além disso, o prefeito informou que serão investidos R$ 300 mil nas redes que foram danificadas, nos seis meses posteriores à inauguração da estrada federal. Os trabalhos deverão iniciar a partir de 30 de junho, terão duração de 45 dias. Jairo ressaltou que a responsabilidade seria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mas que devido às necessidades e para garantir a segurança da população, serão investidos recursos municipais.


Por http://www.jornalcorreiodenoticias.com.br/ em 27.6.2014

terça-feira, 1 de julho de 2014

Governo gaúcho aguarda judiciário para retirar mais de cem comércios irregulares da RS-118

Para que possa cumprir o plano de duplicação da RS-118 até o fim do ano, o governo aguarda que a Justiça gaúcha conceda pelo menos 40 reintegrações de posse. Do quilômetro 3,5 ao 22, comércios que estão em área do estado prejudicam a construção da nova pista.

No lote um, em Gravataí, são 20. No lote dois, entre Gravataí e Sapucaia do Sul, são outros sete. No lote três, em Sapucaia, são 110. Porém, a maior parte, 98, está localizada entre os quilômetros 0 e 3,5, área que o governo já informou que não consegue concluir em 2014.
O Governo já conseguiu as duas primeiras liminares na Justiça. Os estabelecimentos serão retirados no próximo dia 30 de junho, em Sapucaia o Sul.
Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 23.6.2014

Concluído projeto de duplicação da RS-118 entre Gravataí e Viamão

projeto de duplicação de 16 quilômetros da RS-118, entre Gravataí e Viamão, foi concluído pela empresa STE Engenharia. O estudo está em análise pela Superintendência de Estudos e Projetos do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

De acordo com a assessoria da autarquia, porém, devido aos últimos acontecimentos, em que foi preciso decretar estado de emergência em algumas rodovias do Estado, a análise está atrasada. No momento, não há qualquer previsão de liberação do projeto para a contratação das obras.
A conclusão do projeto atrasou mais de nove meses. O contrato com a STE foi assinado em junho de 2012 ao custo de R$ 821 mil. Deveria ter sido entregue em junho de 2013. Em abril, o Daer informou que um dos motivos que atrasou a conclusão do estudo foi a indefinição do local do Hospital Regional de Referência, que será construído na região. Não há a confirmação nem do município onde ele será erguido.
Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 26.6.2014

Escolhida empresa que irá fazer a conservação da Rodovia do Parque pelos próximos dois anos

construtora Procon Construções Indústria e Comércio Ltda, de Cachoeirinha, foi a empresa que apresentou a menor proposta para a manutenção da Rodovia do Parque pelos próximos dois anos. O pregão eletrônico recebeu as propostas nessa quinta-feira (26). Quatorze empresas participaram.

A construtora Antonia, do Maranhão, chegou a apresentar uma proposta de R$ 6,33 milhões, mas não apresentou a documentação necessária e o lance foi recusado. Já a Procon propôs fazer a conservação por R$ 9,04 milhões.
Ainda falta o trâmite da documentação de habilitação para que ela seja confirmada como a empresa vencedora da concorrência. O custo máximo estimado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi de R$ 10,5 milhões (10.561.845,210)
A construtora Procon trabalhou recentemente nas obras do estacionamento público do entorno do Beira-Rio, na pavimentação da Avenida Castelo Branco, no Cais Mauá, no Lote um da duplicação da Rua Voluntários da Pátria e da ponte da Avenida Edvaldo Pereira Paiva sobre o Arroio Dilúvio.
Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 27.6.2014

TRENSURB FIRMA NOVO CONTRATO DE MANUTENÇÃO DA FROTA DE TRENS SÉRIE 100

Subsidiária brasileira da fabricante de trens espanhola CAF venceu certame licitatório. Contrato com duração de cinco anos foi assinado hoje (27) na sede da Trensurb.
Nesta sexta-feira (27), a Trensurb assinou um novo contrato de manutenção dos 25 trens série 100 da empresa metroviária – que compõem a frota original do metrô gaúcho –, bem como do maquinário e equipamentos auxiliares. A CAF Brasil Indústria e Comércio S.A., subsidiária da fabricante de trens espanhola, será responsável pela manutenção leve, pesada, preventiva e corretiva dos trens unidade elétrica (TUEs) série 100 e de todo o maquinário e equipamentos que compõem o pátio de manutenção de trens da Trensurb. O contrato tem duração de cinco anos e valor global de R$ 79,7 milhões – cerca de R$ 20 milhões a menos que o valor de referência orçado inicialmente.

“Os trens da nossa frota atual são duráveis, robustos e estão próximos da metade de sua vida útil. Tenho certeza que o trabalho da CAF vai permitir que eles continuem rodando com qualidade e confiabilidade por esses próximos cinco anos”, afirma o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper.


Segundo o gerente de Manutenção da empresa metroviária, André Rainys, a contratação representa um avanço em termos de qualidade na manutenção da frota de TUEs e dos equipamentos, além de gerar economia em termos financeiro para a empresa: “Anteriormente, tínhamos empresas diferentes atuando na manutenção em geral da frota. O novo modelo de contratação possui um custo relativamente modesto para a Trensurb por integrar as funções de manutenção à CAF, que, por sua experiência no mercado metroferroviário, deverá prestar um serviço de excelente qualidade”.


A previsão é que no dia 3 de julho cheguem técnicos e supervisores da CAF à empresa gaúcha e a formação do corpo técnico seja concluída ao longo das duas semanas seguintes. Rainys explica, ainda, que um novo edital deverá ser lançado para compreender a manutenção dos 15 novos trens, série 200, da Trensurb, em processo de fabricação e testes.


Foto: Júlia Soares/Trensurb por www.trensurb.gov.br em 27.6.2014