terça-feira, 8 de julho de 2014

Rodovia do Parque completa seis meses no improviso

A Rodovia do Parque (BR-448) realmente melhorou o escoamento do trânsito que congestionava a BR-116 e tornou mais rápido o acesso à BR-386 (Tabaí-Canoas). Mas passados seis meses da sua inauguração, ainda há muito por fazer e consertar.
Acessos à Canoas, Esteio e ao Bairro Humaitá, na Capital, continuam bloqueados, e parte da estrada está às escuras por causa do furto de fios. Além disso, motoristas continuam reclamando de desníveis no asfalto e da falta de sinalização em alguns trechos.

Em quatro meses, três mortes 
Outro ponto negativo é o número de acidentes graves. Nos primeiros quatro meses, foram quatro casos, três deles resultaram em morte. Na madrugada de 21 de junho, um caminhão com 36 toneladas de arroz tombou no km 22, sentido interior-Capital, próximo à alça de acesso à Arena do Grêmio, na entrada de Porto Alegre, que está fechada. O motorista não se feriu, mas o trânsito ficou bloqueado em duas das três faixas da ponte estaiada.
Motoristas alertam para riscos
Para caminhoneiros como Diego Nunes Machado, 22 anos, que passam diariamente pela rodovia, as emendas de asfalto nas cabeceira das ponte continua sendo o principal problema.
- Dá um solavanco no caminhão, podendo danificar a suspensão do veículo - afirma.
Colega de profissão de Diego, Fernando da Silveira, 29 anos, chama a atenção para outro aspecto que prejudica especialmente condutores de veículos pesados.
- A curva de acesso à Freeway é muito acentuada - revelou.   
Obras à espera de licitação
O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado, Pedro Luzardo Gomes, informa que os dois acessos que precisam ser concluídos (Esteio e Canoas) estão em fase de elaboração do edital para que as obras sejam licitadas. Em relação às condições do asfalto, o superintendente explica que a rodovia passa por monitoramento devido ao recalque do aterro. Pedro Gomes disse que reparos são realizados periodicamente. Segundo o superintendente, quando o solo estabilizar, não haverá mais desníveis no pavimento.
Canoas libera acessos e assume iluminação 
Os acessos provisórios à BR-448 foram liberados pela prefeitura de Canoas na semana passada. O secretário de Obras, Alcy Paulo de Oliveira, explica que eles são necessários porque a Avenida das Canoas, localizada no Bairro Central Park - principal acesso à rodovia federal - aguarda 217 metros de asfalto que devem ser executados pelo DNIT. O município também assumiu a iluminação da BR-448, no trecho de Canoas, que corresponde a 70% da rodovia. O custo para o município será de R$ 600 mil mensais. Serão investidos R$ 300 mil nas redes que foram danificadas. O Dnit já havia anunciado mudanças no sistema de iluminação para evitar furtos. Em vez de ser subterrânea, ela passará a ser aérea. Um edital está em fase de preparação para que seja adotada a substituição.
Pontos sem luz*
Do km 0 ao 1, em Sapucaia do Sul; Do km 3,6 ao 4, entre Esteio e Canoas; Do km 8 ao 9, em Canoas; Do km 10 ao 15, em Canoas; Do km 16 ao 20, em Canoas; Do km 21,5 ao 22, em Porto Alegre; Total: 12km * Levantamento feito em maio pela PRF. 
Na Capital, alça bloqueada e prejuízo de R$ 24 mil 
O único acesso da rodovia ao Bairro Humaitá, na Zona Norte da Capital, e à Arena do Grêmio, segue fechado e dando prejuízo à EPTC. Segundo o diretor-presidente Vanderlei Cappellari, desde a inauguração da rodovia em 20 de dezembro foram instaladas duas lombadas eletrônicas para controlar a velocidade de veículos na Avenida Padre Leopoldo Brentano, mas até hoje não foram ligados. Pelo aluguel dos dois equipamentos, a EPTC já pagou R$ 24.132 (R$ 2.011 por mês por cada um módulos).
- O Dnit ficou de fazer o cercamento e sinalizar a área limitada para pedestres na descida, mas até hoje não fez - afirmou Cappellari.
Histórico de acidentes
A rodovia tem 22,3 km entre Sapucaia do Sul e Porto Alegre
Segundo a PRF, a maioria dos acidentes registrados na BR-448 está relacionada à velocidade acima dos 100 km/h para veículos leves e 80 km/h para caminhões.
Nos seis meses, foram registrados quatro acidentes graves e três mortes:
15 de janeiro: caminhão carregado com erva-mate tombou na alça de acesso da BR-448 à freeway. O condutor não se feriu.
6 de fevereiro: Tomas Vargas Mossmann, 31 anos, morreu depois de ser atropelado e jogado para baixo de uma alça de acesso da rodovia.
22 de março: motociclista Michel Jost Freitas, 24 anos, morreu perto do acesso a Capital.
10 de abril: motociclista Jorge Conceição Rodrigues, 57 anos, natural de Canoas, morreu após cair da rodovia na alça de saída para a Freeway.
Por http://zh.clicrbs.com.br em 03.7.2014


TRENSURB REALIZA OPERAÇÃO ESPECIAL PARA BRASIL x ALEMANHA HOJE

Intervalos entre viagens no trecho entre estações Mercado e Sapucaia será reduzido para cinco minutos cerca de duas horas antes da partida da semifinal da Copa do Mundo.
Buscando adequar a oferta de serviços à mudança na rotina dos usuários do metrô gaúcho, a Trensurb terá operação especial nesta terça-feira (8), quando a Seleção Brasileira joga contra a Alemanha, às 17h, em Belo Horizonte, pela semifinal da Copa do Mundo. O horário de pico será antecipado para cerca de duas horas antes da partida e o intervalo entre viagens no trecho mais movimentado do sistema – entre as estações Mercado e Sapucaia – será de cinco minutos até o pontapé inicial.

No sentido Mercado-Sapucaia, os trens partem a cada cinco minutos das 14h51 às 17h01. De Sapucaia a Mercado, as viagens a cada cinco minutos são das 15h30 às 17h10. Entre Novo Hamburgo e Mercado, nesse período, o intervalo entre trens é de dez minutos. Depois, passa a ser de dez minutos para todo o sistema – das 17h01 às 22h14, no sentido Mercado-Novo Hamburgo e, das 17h10 às 22h, no sentido Novo Hamburgo-Mercado. A partir daí, até o fim da operação, os intervalos são de 13 minutos em ambos os sentidos.
Por http://www.trensurb.gov.br em 07.7.2014

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Inicia-se a recuperação da iluminação da BR-448 em Canoas

A Prefeitura iniciou nesta segunda-feira (30), a recuperação da iluminação da BR-448, no trecho dentro do município, ou seja, 70% da estrada federal. A adequação da fiação áerea e concretagem dela alguns trechos da estrada, evitará furtos de cabeamentos da rodovia, que têm sido constantes, desde a inauguração da estrada em dezembro de 2013.

Com isso, Canoas vai investir R$ 300 mil na recuperação das redes danificadas e na reposição de cabos furtados. Os trabalhos serão feitos em etapas, devendo estender-se por 45 dias. Entre quatro e cinco mil metros de cabos deverão ser repostos. "A energia elétrica já está restabelecida entre os quilômetros 7 e 9", salienta o secretário de Serviços Urbanos, Flávio Pradié.
De acordo com ele, o trabalho assumido pela Prefeitura contribuirá para a prevenção de acidentes. "A iniciativa justifica-se em razão do risco de acidentes pela falta de iluminação", destacou.
Crédito da notícia: Jornalista Eduardo Vitelo - MTE 13075
Por http://www.canoas.rs.gov.br em 02.7.2014
O terceiro dos 15 novos trens da Trensurb chega a Porto Alegre nesta sexta-feira (04). Ele deve ser desacarregado no pátio da empresa a partir das 7h. Ele irá passar por testes básicos dos sistemas. Depois, o veículo será configurado com os parâmetros dos testes dos dois primeiros.

Com a realização dos testes e a necessidade de interrupção de uma das vias nos dias úteis, a partir das 21h, um único trem irá transportar passageiros, se utilizando a mesma via para ir e voltar, entre as estações Santo Afonso e Novo Hamburgo.
Os três serão liberados para transporte de passageiros em outubro. O quarto trem deve sair de São Paulo em duas semanas e chegar ao pátio da empresa até o próximo dia 21. A Trensurb vai receber todos os veículos até janeiro de 2015.
Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 03.7.2014

RS-118 terá mais seis quilômetros de pista nova liberados em agosto 2014

Os usuários da RS-118 deverão ter mais seis quilômetros de pista nova para trafegar a partir da segunda quinzena de agosto. O trecho único que deve ser liberado fica entre Gravataí Sapucaia do Sul.

A expectativa do governo gaúcho é ter 13 dos 22 quilômetros de pista duplicada até o fim de agosto. Atualmente, as empresas trabalham na pavimentação de ruas laterais, instalação de placas e pintura das faixas de tráfego no trecho que será liberado.
Outros 5,5 quilômetros devem ser entregues até o fim do ano. Os primeiros dois quilômetros foram liberados para uso em setembro do ano passado.
Até o fim de julho, enfim, deve começar a restauração da pista atual da RS-118. E os trabalhos vão começar na região onde hoje a pista nova já é usada.
Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 03.7.2014

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Viaduto de Sapucaia do Sul na BR116 está liberado

A obra foi entregue com seis meses de antecedência e tem custo total de R$ 42,1 milhões
O prefeito de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin, acompanhou de perto a liberação do viaduto da BR 116 em Sapucaia do Sul, na manhã de domingo, 29 de junho. Juntamente com o Superintendente Regional do Dnit, Pedro Luzardo, Ballin viu a liberação do trânsito no sentido capital interior, primeira pista a ser aberta, próximo das 9h. Na sequência, aconteceu a abertura da via interior-capital.

A manhã de domingo foi de comemoração para o prefeito Ballin. Segundo ele, a entrega do viaduto é mais um sonho concretizado, que vai beneficiar a todos que utilizam a BR 116.  “Esse é mais um momento histórico que estamos vivendo, pois com o viaduto teremos maior fluidez no trânsito da BR116, acabando com o último estrangulamento de fluxo na BR. Estamos concretizando um sonho, que vai beneficiar não só os moradores de Sapucaia, mas todos que fazem uso da BR 116 diariamente. Isso só foi possível graças a união de esforços das lideranças políticas e empresariais”, declarou o prefeito
Nesta segunda-feira, 30, iniciaram as obras da parte inferior da elevada. A expectativa da construtora responsável pela obra é que esta etapa seja concluída em outubro, dois meses antes do prazo contratual.
Por http://www.sapucaiadosul.rs.gov.br em 30.6.2014

Paisagismo na BR-448 atua na prevenção de acidentes e harmonia do ambiente

Com alterações na paisagem devido a proximidade com zonas urbanas e antropizadas, o trecho de 22 quilômetros da BR-448 conta com projeto paisagístico, que objetiva incorporar a rodovia no cenário, em termos estruturais e ambientais, o DNIT, por meio dos lotes construtores, finalizou no mês de maio de 2014 as ações do Programa de Paisagismo.

Seguindo as Instruções de Proteção Ambiental das Faixas de Domínio e Lindeiras das Rodovias Federais do DNIT, o programa tem a função de contribuir tanto na recuperação de paisagens que já se encontravam degradadas quanto na preservação dos trechos que ainda se encontram em bom estado, o tratamento paisagístico na rodovia envolve aspectos funcionais e estruturais contribuindo com a segurança rodoviária na utilização do potencial da vegetação como sinalização viva e recomposição da vegetação. 
De acordo com a Engenheira Florestal da Gestão, Sílvia Aurélio, foram plantados diferentes tipos de arranjo de plantas de acordo com as diferentes estruturas da estrada. “Todo o plantio foi feito com mudas nativas, que variam em função do tipo de projeto previsto para cada estrutura da rodovia. Nos acessos foram plantadas caliandras-vermelhas (Calliandra tweediei) que tem porte arbustivo e função de alertar para a presença de curvas. Nas cabeceiras de pontes foram usadas várias espécies como aroeira-bugre (Lithraea brasiliensis), jerivá (Syagrus romanzoffiana), ingá (Inga vera) e açoita-cavalo (Luehea divaricata). Nas APP’s também são utilizadas diferentes espécies nativas da região. Nas drenagens e passagens inferiores foi utilizada a lantana (Lantana camara) para evidenciar a diferença de níveis. Nas retas são plantados maciços com mudas de corticeira-do-banhado (Erythrina crista-galli), chal-chal (Allophylus edulis), entre outras, com a função de quebra de monotonia”.


No lote 01(Consórcio Sultepa, Toniolo Busnello) foram plantadas 4.638 mudas, no lote 02 (Consórcio Construcap, Ferreira Guedes) foram 1.883 mudas e no lote 03(Consórcio Queiroz Galvão, OAS, Brasília-Guaíba), 244 mudas, totalizando mais de 6.700 mudas. Conforme Sílvia, a vegetação cumpre duas importantes funções. “A vegetação utilizada no paisagismo da rodovia, além de visar o embelezamento da área, tem a função de informar aos usuários sobre a ocorrência de situações que exigem maior atenção”, destaca. 
A Gestão Ambiental atua no acompanhamento da execução e monitoramento mensal dos plantios, realizados pelas construtoras.

Por http://www.rodoviadoparque.com.br em 01.7.2014