Grupo também acompanhará a expansão do Trensurb
Autoridades e lideranças regionais participaram do lançamento do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-Estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre nesta segunda-feira (12) no teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa. Proponente do evento, o deputado Ronaldo Zülke (PT) alertou que a situação de esgotamento das rodovias de acesso à região Metropolitana de Porto Alegre caminha para o colapso. "Precisamos acelerar o andamento das obras pois o ritmo normal não é suficiente", ponderou. Para Zülke, o calendário precisa ser adequado à nova realidade de crescimento da economia brasileira que faz com que o aumente o número de veículos e, por conseqüência, os problemas de tráfego.
O comitê será coordenado por uma comissão executiva formada por lideranças políticas e representantes da sociedade civil. O grupo deve elaborar nos próximos dias um calendário que definirá as reuniões com a governadora Yeda Crusius para tratar da RS 118; com o Ministério dos Transportes, para tratar das BR´s 448 e 116; e com o Ministério das Cidades, para discutir projetos para o deslocamento das famílias que vivem às margens das rodovias.
Por sugestão do deputado federal Tarcísio Zimmermann (PT), o comitê também acompanhará a extensão das linhas do Trensurb. "A inclusão da extensão do Trensurb até Novo Hamburgo agregará uma perspectiva global ao trabalho do comitê que trata do tema da mobilidade urbana", justificou Zimmermann. De acordo com Zülke, o grupo procurará atender todas as sugestões, porém, privilegiará obras que já contam com projeto elaborado e decisão de governo para sua execução, como é o caso da ampliação das linhas do Trensurb.
As obras
O conjunto das três obras ultrapassa R$ 1 bilhão. Apenas a construção da Rodovia do Parque está orçada em R$ 672 milhões, com recursos do PAC. Esta rodovia ligará o município de Sapucaia do Sul, cruzando a Tabaí, chegando à capital através do bairro Humaitá e terá 22 Km de extensão. De acordo com o engenheiro Cézar Maciel, representando o DNIT/RS, as obras devem iniciar em 2009 com duração de 24 meses. A BR 448 possibilitará ainda a expansão urbana em Canoas e Esteio, abrindo áreas para projetos de habitação.
As melhorias transformarão a BR 116 em via expressa, através de trevos, passarelas e viadutos, além de monitoramento eletrônico. Entre as obras contempladas destacam-se o trevo no bairro Rincão, em Novo Hamburgo, o alargamento da ponte sobre o Rio Gravataí e a passarela da Scharlau, em São Leopoldo.
RS 118
O deputado Ronaldo Zülke criticou o ritmo lento das obras de duplicação da RS 118, já que o governo do Estado dividiu os trabalhos de dois em dois quilômetros. O representante do DAER, Gilberto Cunha, informou que entregará até o final do ano os dois primeiros quilômetros duplicados da rodovia estadual. Afirmou também que existe contrato para 10,7 Km.
Vitória contra o Polão
De acordo com o Zülke, os problemas da BR 116 afetam diretamente a vida de três milhões de pessoas. Ele informa que a rodovia escoa 80% do PIB gaúcho. Zülke recuperou a história de mobilização da sociedade contra o projeto do Polão, que previa a instalação de quatro praças de pedágios (duas na BR 116, uma na Tabaí-Canoas e outra na RS 118). "Obras, no entanto, só depois de 11 anos de cobrança de pedágios", criticou.
xoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxox
Usuários da BR-116 ganham serviço de atendimento inédito no país
O Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes - DNIT - vai implantar um sistema inteligente de tráfego rodoviário na BR-116/RS, entre Dois Irmãos (km 221,8) e Porto Alegre (km 270,8), numa extensão de praticamente 50 km. Os usuários vão contar com um moderno sistema de segurança, comandado por um ou dois Centros de Controle operacional da via, subdividido em 6 micro sistemas, análise meteorológica, comunicação de dados, vídeo de monitoramento, informações, telefonia de emergência e análise de tráfego.
O projeto, denominado de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), dará mais segurança ao tráfego de veículos, pedestres e ciclistas, além de maior fluidez no trânsito. O superintendente regional do DNIT/RS, engenheiro Marcos Ledermann, destaca as principais ações do serviço como informações atualizadas aos usuários, inspeção permanente da rodovia e agilidade na remoção de veículos acidentados e de atendimento às vítimas.
Técnicos do DNIT das prefeituras dos municípios situados ao longo da BR-116 e de associações comerciais e industriais da região, efetuaram um mapeamento da rodovia para subsidiar a elaboração do projeto do SAU. As tecnologias a serem implantadas são centro computadorizado de controle operacional; painéis de Mensagens Variáveis – PMV para comunicação imediata com os usuários; telefonia de emergência para contato do usuário com o Centro de Controle; análise automática dos fluxos de tráfego; registro dos acontecimentos na via, inclusive assaltos; e análise meteorológica, que acompanhá os fenômenos climáticos.
Os estudos preliminares foram apresentados no dia 20 de dezembro, pelo superintendente regional e por técnicos do DNIT nacional às prefeituras, associações comerciais e industriais da região e todos os agentes envolvidos no processo. O evento foi realizado na prefeitura de São Leopoldo. Neste momento, está sendo desenvolvido o projeto executivo de engenharia.
05/01/2007
ASSESSORIA DE IMPRENSA - DNIT/RS
FONTE - Site do DNIT
Nenhum comentário:
Postar um comentário