quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

USO DO METRÔ EVITOU 775 MIL VIAGENS DE ÔNIBUS NA REGIÃO METROPOLITANA EM 2013

USO DO METRÔ EVITOU 775 MIL VIAGENS DE ÔNIBUS NA REGIÃO METROPOLITANA EM 2013 Trensurb lança Relatório Socioambiental 2013 e apresenta parceria com projeto Catavida, de Novo Hamburgo. "A Trensurb realizou o lançamento de seu Relatório Socioambiental 2013 na terça-feira (16), em evento na sede administrativa da empresa que também apresentou a parceria firmada com o projeto Catavida e contou com orientações aos empregados a respeito do descarte adequado de resíduos.
Em 2013, foram transportados 54,2 milhões de usuários. Conforme o Relatório Socioambiental, se não houvesse metrô para transportar esses passageiros, seriam necessárias aproximadamente 775 mil viagens adicionais de ônibus na Região Metropolitana de Porto Alegre. Isso causaria um impacto estimado em R$ 81.147.180,58 para a sociedade, considerando-se os custos com acidentes e emissão de poluentes, combustíveis e tempo de viagem. "Desse valor, destaca-se o custo para a sociedade com os gases poluentes que seriam emitidos pelos ônibus extras. Afinal, a poluição do meio ambiente influencia na qualidade de vida da população de diversas formas, o que acarretaria gastos conforme o gráfico: "Além disso, também haveria mais gastos com combustível. Pois, calculado o consumo energético do trem e gasto de diesel dos ônibus, chega-se à conclusão que haveria um aumento de R$ 30.167.305,61 em investimento em combustível. Esse cálculo, é obtido a partir da comparação entre o trecho percorrido pelos trens da Linha 1, considerando-se seu custo energético, e a mesma distância percorrida pela quantidade de ônibus necessários para transportar os usuários que o sistema metroviário atende, levando-se em conta o custo por quilômetro com diese. O Relatório Socioambiental 2013 da Trensurb pode ser acessado na íntegra no site da Trensurb. Parceria com o projeto Catavida A Trensurb firmou em outubro um termo de parceria solidária com o projeto Catavida, mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo. A parceria prevê que os resíduos coletados nas quatro estações do metrô no município sejam destinados pela administração municipal a Centrais de Reciclagem, gerando renda aos catadores de lixo. Serão desenvolvidas ainda pelos agentes do projeto atividades culturais e de conscientização sobre coleta seletiva e reciclagem, para usuários do trem, metroviários e equipes de limpeza contratadas. No encontro de terça-feira, a pedagoga Regina Roese apresentou aos metroviários o Catavida. Trata-se de um programa de multiprofissional e interdisciplinar que atua na perspectiva de realizar processos educativos e operacionais relacionados à coleta seletiva solidária. Iniciado em 2010, o projeto tem como uma de suas principais prerrogativas a de potencializar melhorias no trabalho e renda dos trabalhadores e trabalhadoras em coleta de resíduos sólidos urbanos de Novo Hamburgo. “Um dos nossos maiores objetivos é promover a capacitação e a organização social emancipatória dos catadores”, afirmou Regina. O catador Claudir Frederico também veio até a Trensurb e falou sobre as mudanças positivas que o projeto trouxe para sua vida: “Eu aprendi muitas coisas lá e hoje posso afirmar que catar é profissão, como qualquer outra. O engenheiro ambiental da Trensurb, Guilherme Campos, também conversou com os empregados presentes alertando-os sobre a importância da separação adequada do lixo para que toda essa cadeia de coleta, que gera trabalho e renda, possa se completar: “Nós temos que ajudar para facilitar o trabalho do catador”. O Relatório Socioambiental mostra que, de 2007 a 2013, a coleta seletiva da Trensurb já enviou 293 toneladas de resíduos a cooperativas de reciclagem da Região Metropolitana. Somente em 2013, foram 45 toneladas. Além de garantir o descarte correto dos produtos dispensados na empresa, a iniciativa contribui para gerar renda às diversas famílias que trabalham com o reaproveitamento de materiais recicláveis. Foto:Fernanda Garrido/Trensurb Por http://www.trensurb.gov.br em 17.12.2014

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