quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
USO DO METRÔ EVITOU 775 MIL VIAGENS DE ÔNIBUS NA REGIÃO METROPOLITANA EM 2013
USO DO METRÔ EVITOU 775 MIL VIAGENS DE ÔNIBUS NA REGIÃO METROPOLITANA EM 2013
Trensurb lança Relatório Socioambiental 2013 e apresenta parceria com projeto Catavida, de Novo Hamburgo.
"A Trensurb realizou o lançamento de
seu Relatório Socioambiental 2013 na terça-feira (16), em evento na sede
administrativa da empresa que também apresentou a parceria firmada com o
projeto Catavida e contou com orientações aos empregados a respeito do
descarte adequado de resíduos.
Em 2013, foram transportados 54,2
milhões de usuários. Conforme o Relatório Socioambiental, se não
houvesse metrô para transportar esses passageiros, seriam necessárias
aproximadamente 775 mil viagens adicionais de ônibus na Região
Metropolitana de Porto Alegre. Isso causaria um impacto estimado em R$
81.147.180,58 para a sociedade, considerando-se os custos com acidentes e
emissão de poluentes, combustíveis e tempo de viagem.
"Desse valor, destaca-se o custo para
a sociedade com os gases poluentes que seriam emitidos pelos ônibus
extras. Afinal, a poluição do meio ambiente influencia na qualidade de
vida da população de diversas formas, o que acarretaria gastos conforme o
gráfico:
"Além disso, também haveria mais
gastos com combustível. Pois, calculado o consumo energético do trem e
gasto de diesel dos ônibus, chega-se à conclusão que haveria um aumento
de R$ 30.167.305,61 em investimento em combustível. Esse cálculo, é
obtido a partir da comparação entre o trecho percorrido pelos trens da
Linha 1, considerando-se seu custo energético, e a mesma distância
percorrida pela quantidade de ônibus necessários para transportar os
usuários que o sistema metroviário atende, levando-se em conta o custo
por quilômetro com diese.
O Relatório Socioambiental 2013 da Trensurb pode ser acessado na íntegra no site da Trensurb.
Parceria com o projeto Catavida
A Trensurb firmou em outubro um termo de parceria solidária com o
projeto Catavida, mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Social de
Novo Hamburgo. A parceria prevê que os resíduos coletados nas quatro
estações do metrô no município sejam destinados pela administração
municipal a Centrais de Reciclagem, gerando renda aos catadores de lixo.
Serão desenvolvidas ainda pelos agentes do projeto atividades culturais
e de conscientização sobre coleta seletiva e reciclagem, para usuários
do trem, metroviários e equipes de limpeza contratadas.
No encontro de terça-feira, a pedagoga Regina Roese apresentou aos
metroviários o Catavida. Trata-se de um programa de multiprofissional e
interdisciplinar que atua na perspectiva de realizar processos
educativos e operacionais relacionados à coleta seletiva solidária.
Iniciado em 2010, o projeto tem como uma de suas principais
prerrogativas a de potencializar melhorias no trabalho e renda dos
trabalhadores e trabalhadoras em coleta de resíduos sólidos urbanos de
Novo Hamburgo. “Um dos nossos maiores objetivos é promover a capacitação
e a organização social emancipatória dos catadores”, afirmou Regina.
O catador Claudir Frederico também veio até a Trensurb e falou sobre as
mudanças positivas que o projeto trouxe para sua vida: “Eu aprendi
muitas coisas lá e hoje posso afirmar que catar é profissão, como
qualquer outra.
O engenheiro ambiental da Trensurb, Guilherme Campos, também conversou
com os empregados presentes alertando-os sobre a importância da
separação adequada do lixo para que toda essa cadeia de coleta, que gera
trabalho e renda, possa se completar: “Nós temos que ajudar para
facilitar o trabalho do catador”.
O Relatório Socioambiental mostra que, de 2007 a 2013, a coleta
seletiva da Trensurb já enviou 293 toneladas de resíduos a cooperativas
de reciclagem da Região Metropolitana. Somente em 2013, foram 45
toneladas. Além de garantir o descarte correto dos produtos dispensados
na empresa, a iniciativa contribui para gerar renda às diversas famílias
que trabalham com o reaproveitamento de materiais recicláveis.
Foto:Fernanda Garrido/Trensurb
Por http://www.trensurb.gov.br em 17.12.2014
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