Visitas às obras de melhorias na BR-116 e de construção da BR-448, a Rodovia do Parque, marcaram a pauta de trabalhos do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (21). O coordenador do comitê, deputado estadual Ronaldo Zülke (PT), ressaltou a importância de as obras serem financiadas com recursos do orçamento do governo federal, por meio do PAC, sem a necessidade de pedágios. “Uma solução definitiva para os problemas de trânsito na BR-116 só virá com a conclusão das obras da BR-448”, sustenta.
A atividade contou com a presença do diretor de Infraestrutura Terrestre do DNIT, Hideraldo Caron. O engenheiro destacou, entre as obras, o viaduto da Unisinos, o primeiro estaiado do Rio Grande do Sul, com 25 metros de largura e rara beleza arquitetônica. Além disso, anunciou que, já em setembro, o trânsito na primeira alça do viaduto do Rincão, em Novo Hamburgo, deve ser liberado. Em julho, segundo Caron, deve ser concluído o projeto de melhorias na BR-116, obras que visam melhorar o trânsito na rodovia enquanto as obras da BR-448 são executadas. Entre elas, a instalação do Serviço de Atendimento ao Usuário, a aberura de vias laterais e de terceiras faixas, além de mais viadutos e passagens.
Ao conversar com a imprensa durante o trajeto, o deputado Ronaldo Zülke reafirmou que o comitê continuará acompanhando as obras de duplicação da ERS-118, considerada uma das estradas mais violentas do Estado. “A ERS-118 amarga a média de uma morte por atropelamento a cada 18 dias”, lamentou.
Comitiva: Além de deputados estaduais e federais, a comitiva foi integrada por prefeitos, vereadores, representantes do DNIT e das empresas que executam as obras. Em um ônibus fretado pelo órgão federal, os participantes, acompanhados pela imprensa gaúcha, tiveram a oportunidade de verificar in loco o andamento das obras em diversos pontos. A comitiva visitou as obras do viaduto do Rincão, em Novo Hamburgo; do viaduto da Unisinos, em São Leopoldo; o conteiro de obras da BR-448 no quilômetro zero, em Sapucaia do Sul; o acesso a Esteio, no Parque de Exposições Assis Brasil; o viaduto de acesso à BR-386, em Canoas; e a fábrica de pré-moldados, onde são feitas as peças que compõem as pontes e viadutos que estão sendo construídos ao longo da rodovia.
Ao final das visitas, o comitê fez um balanço das obras. Segundo o deputado Zülke, o ritmo é considerado muito bom. “Há um empenho das empresas em cumprir o calendário das obras”, frisou. Zülke acompanha o tema desde o lançamento do projeto para a BR-448 pelo governo Lula, por meio de Medida Provisória, em 2005. “Construir esta rodovia sem pedágios e com recursos garantidos é uma conquista dos gaúchos”, festejou. Empolgado com andamento da maioria das obras, o deputado anunciou que o comitê deve ampliar a pauta de trabalhos para o período. Devem ser incorporados os temas do trajeto do Trensurb em Canoas; a ponte sobre o Guaíba e o acesso à capital. “De nada adianta investir na região se o trânsito vai trancar na entrada de Porto Alegre”, observou. Zülke já se reuniu com a CONCEPA e solicitou agenda com o prefeito para tratar do assunto. Por Lucidio Gotan
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário