Canoas - Já estão em fase de teste no sistema de videomonitoramento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dez das 24 câmeras fixas instaladas na BR-116, entre a Capital e o limite de Novo Hamburgo com Estância Velha. A próxima câmera a entrar em funcionamento deve ser a localizada no viaduto da Refap, em Esteio. De acordo com o inspetor-chefe da Comunicação da PRF, Jorge Nunes, a câmera deve começar a operar ainda nesta semana. No início de fevereiro, a ligação dos equipamentos chega em São Leopoldo.
Segundo o chefe da seção administrativo-financeira da PRF, Fernando Luiz Lehn da Costa, responsável pela implantação do projeto, a ativação dos outros equipamentos está sendo cobrada junto à empresa contratada para o serviço. O prazo de entrega expirou em dezembro. Para ele, a complexidade do projeto, devido a transmissão de dados por rede wireless (sem fio), pode ser apontada como uma das causas do atraso.
Causas
A conectividade com viaturas por sistema wireless seria uma das causas do atraso. Outra, apontada por Lehn, são as correções que vêm sendo reivindicadas para a empresa, visto que o investimento é de R$ 2,6 milhões. "As especificações técnicas estão sendo exigidas conforme o planejamento e edital. Estamos exigindo da empresa o melhor", enfatiza.
Estrutura quase pronta para iniciar
A Central de Comando Operacional, que fará o monitoramento da rodovia, ocupa todo o segundo andar do posto da PRF da Caixa d’Água, junto à BR-290. A estrutura está organizada em semicírculo. Inicialmente, seis monitores, de 46 polegadas, ficarão dispostos e cada tela oferece a visualização de até quatro câmeras. As equipes contarão com três pessoas para monitoramento e uma para fazer os despachos das ocorrências.
OLHO ELETRÔNICO - As 24 câmeras fixas permitem movimentação em eixo horizontal de 360 graus e de 90 graus vertical - usado para visualizar a base do poste em que está instalada.
O alcance dos equipamentos é de 800 metros para cada lado.
O zoom de 70 vezes, com foco automático, é capaz de aproximar a visualização a ponto de identificar a placa dos veículos.
PARA QUE SERVEM - Monitoramento do fluxo na rodovia
Atendimento rápido a acidentes e situações de anormalidade
Identificação de veículos com registro de furto
Verificação de infrações de trânsito
Parcerias para ampliação da cobertura - O projeto começou na BR-116, mas a ideia da PRF é ampliar para toda a Região Metropolitana, inclusive a BR-448, que está em construção, assinala o responsável pela implantação, Fernando Luiz Lehn da Costa. Segundo ele, a instalação de novas câmeras wireless poderá ser feita a baixo custo e com funcionamento automático. Com isso, acredita ser possível estender a cobertura, facilmente, a outras rodovias, como a BR-386. Também negocia o compartilhamento de imagens da BR-290, com a Concepa, e a integração com as centrais de monitoramento de municípios.
terça-feira, 15 de março de 2011
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Um comentário:
se numa parte da via eu etiver acima de dos 80km eu sou multado
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