terça-feira, 20 de abril de 2010

A BR-448 e a cidade de Canoas

Canoas é a cidade que mais sofre com os impactos do problema viário na BR-116. Toda a circulação de veículos, ônibus e caminhões e mesmo nossos produtos que embarcam para exportação ou que vão ao centro do País, seja pelo porto de Rio Grande ou aeroporto, passam pela rodovia no trecho entre Tabaí e a ponte do Gravataí. Ao longo dos anos, Canoas usufruiu dos benefícios da estrada; hoje, porém, amarga os impactos negativos de uma rodovia saturada. Mesmo moderno e de boa qualidade, o Trensurb também surge como outra barreira física que divide o município.
Neste contexto em que ao problema da mobilidade urbana somam-se agravantes como o crescimento econômico e as facilidades de crédito para a compra de veículos e caminhões, forma-se um cenário dramático para a cidade. Considerando esta realidade, há mais de oito anos estamos lutando para a construção de alternativas para a região e para o município de Canoas e hoje, felizmente, temos perspectivas de solução com a construção da BR-448, a Rodovia do Parque.
A BR-448 será uma rodovia moderna, sem pedagiamento, que resolverá os problemas de congestionamentos no trecho entre Tabaí e o Rio Gravataí, os engarrafamentos diários do viaduto da Metrovel, entre outros pontos, já que a nova estrada absorverá 60% do tráfego da BR-116, segundo os técnicos. O fim dos engarrafamentos na BR-116 em Canoas também trará ganhos ambientais com a diminuição de gás carbônico neste trecho.
É preciso destacar que a própria BR-116 vem obtendo melhorias consideráveis, vide a duplicação da ponte sobre o Rio Gravataí e o projeto de melhorias operacionais apresentado nos últimos dias em reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Canoas, com a presença do prefeito Jairo Jorge e lideranças locais.
Precisaremos ter um pouco mais de paciência nos próximos dois ou três anos, pois as obras trarão alguns transtornos; mas vai valer a pena. Finalmente estamos construindo, com o apoio decisivo da ex-Ministra Dilma Rousseff e do presidente Lula, uma solução viária na região para os próximos 40 anos.
Ronaldo Zülke Deputado Estadual – PT

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