Considerada uma das estradas mais perigosas do Estado em função do tráfego intenso, da péssima manutenção e do grande fluxo de pedestres, a RS-118 amarga a triste estatística de um acidente fatal a cada 18 dias. Infelizmente, as obras de duplicação e melhorias na estrada estadual não foram encaradas como prioridade pelo governo de Yeda Crusius. O deputado estadual Ronaldo Zülke (PT) coordena o Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre, que fiscaliza diversas obras importantes para o Estado, entre elas, as obras na RS-118.
“Apenas agora o governo do Estado anuncia a licitação do trecho entre o KM zero, em Sapucaia do Sul e o KM 5, na divisa com Cachoeirinha”,destaca. O parlamentar lembra que uma emenda de sua autoria que destinava R$ 7 milhões para o reassentamento das famílias que vivem às margens da rodovia, foi rejeitada no ano passado. Outra emenda, que propunha destinar R$ 40 milhões para a execução das obras de duplicação da estrada, sequer foi apreciada, já que os deputados governistas não assinaram a mesma.
“Com o processo de licitação aberto, é preciso intensificar a mobilização da população para que fiscalize o processo”, sugere Zülke. O deputado destaca o trabalho do prefeito Vilmar Ballin e dos vereadores Edson Portilho e Ruben Leo como fundamentais para o movimento de pressão junto ao governo do Estado. “Sapucaia do Sul precisa destas obras e devem contar com o apoio do prefeito e dos vereadores”, adianta. No entanto, Zülke criticou a ausência, no anúncio das licitações, do trecho de cerca de 18 quilômetros entre a BR-290, em Gravataí, e a RS-040, em Viamão, passando por Alvorada. “Não há sequer um projeto para a duplicação da RS-118 tão pouco para as melhorias do trecho existente”, lamenta o parlamentar. Reunião com o DAER na próxima segunda-feira (26) deve discutir o assunto.
BR-448 - Líder do governo federal na Assembleia Legislativa, Zülke destaca o compromisso do presidente Lula e da ex-Ministra Dilma Rousseff para com o desenvolvimento da região, quando estiveram em Sapucaia para a assinatura do início das obras de construção da BR-448, a Rodovia do Parque, sem pedágios e com recursos garantidos no PAC. “A construção da BR-448 representa em grande avanço, não só para Sapucaia e as demais cidades por onde a rodovia passará, mas para o Estado como um todo, já que será uma alternativa para o escoamento da produção gaúcha”, destaca.
terça-feira, 27 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário