segunda-feira, 22 de abril de 2013
Saiba o que deve mudar na BR-116 após anúncio de investimentos em rodovias
Após o anúncio da presidente Dilma Rousseff de investimentos de R$ 2,4 bilhões em rodovias do Estado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) divulgou, com exclusividade ao Jornal NH, o Relatório do Projeto Básico das Obras de Melhoramentos Físicos e de Segurança na BR-116, onde serão investidos R$ 330 milhões, no trecho entre Porto Alegre e a RS-239.
As cidades com maior número de obras previstas no plano do Dnit são Novo Hamburgo, Esteio e Canoas, que terão melhoramentos em seus contatos com a rodovia e comunicação com o centro do município, além do aguardado alargamento da ponte sobre o Rio dos Sinos em São Leopoldo.
Em Novo Hamburgo, o prefeito Luis Lauermann ressalta a importância das duas passagens inferiores que ligarão o lado oeste com o lado leste da cidade. “Vamos melhorar a comunicação com o outro lado da BR-116, mas também facilitará a entrada a outros bairros, já que temos poucos pontos de acesso à cidade. Vai melhorar a circulação viária e a mobilidade da nossa cidade”, diz.
O prefeito leopoldense, Moacir da Silva, afirma que “resolver gargalos da BR-116 é de extrema importância. Em São Leopoldo, a terceira faixa na ponte vai beneficiar muito, assim como a passarela da Avenida Caxias do Sul”, destaca Moacir.
O prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, considera que as obras no município são demandas antigas. “Estamos com esses congestionamentos diários que causam transtorno. Estamos visualizando nesse momento a BR-448, e essas melhorias na 116 vão propiciar uma grande evolução na mobilidade de veículos e pessoas nessas vias, diariamente.”
Para que o trânsito não entre em colapso na próxima década, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, acredita que essas obras são fundamentais para o fluxo nas rodovias. “Esse conjunto de medidas leva tempo de maturação. Construir uma nova estrada leva seis, sete anos e é fundamental para que em uma década não tenhamos os problemas que temos hoje”, frisa.
A licitação da obra deve ser lançada no segundo semestre deste ano e o início está previsto para o primeiro semestre de 2014.
Sinaleira da Roselândia e duplicação até Dois Irmãos
O engenheiro do Dnit responsável pela região metropolitana, Carlos Pitta, afirma que duas antigas demandas da região, a duplicação da BR-116 até Dois Irmãos e a eliminação da sinaleira da Roselândia, com a construção de um viaduto, estão em projeto com a empresa contratada, mas não farão parte do pacote anunciado por Dilma. “São duas intervenções separadas”, frisa.
Mudanças
Trincheira de acesso na Avenida Ernesto Neugebauer; Reforma da passarela Aeroporto Trensurb; Trincheira de acesso à fronteira oeste sob a BR-290; Passagem inferior de pedestres sob ramo da BR-290; Alargamento dos viadutos da Metrovel e Boqueirão;
Duplicação de viaduto e construção de viaduto de retorno junto ao Parque Assis Brasil; Passarela sobre a estação Esteio da Trensurb; Viaduto na rua lateral sobre Avenida Celina Kroeff; Execução de barreiras de concreto tipo New Jersey 3ª faixa de Canoas até a ERS-239; Passagens inferiores na Rua Pedro Álvares Cabral e bairro Primavera; Alargamento da ponte do Rio dos Sinos e Várzea; Reforma na passarela da Avenida Caxias do Sul; Remanejamento de blocos tipo New Jersey.
Por http://www.diariodecanoas.com.br em 22.4.2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário