terça-feira, 26 de novembro de 2013
Trensurb aguarda presidente Dilma para inaugurar novas estações de Novo Hamburgo
A Trensurb está aguardando a Presidente Dilma Roussef para poder abrir para o público as três novas estações de Novo Hamburgo: Industrial, Fenac e Novo Hamburgo (no centro da cidade). A inauguração deveria ter ocorrido no dia 15, mas por dificuldade de agenda da presidente, a data foi transferida. A expectativa da empresa é que a inauguração ocorra nos próximos dias 22 ou 29 de novembro.
As obras de ampliação das três novas estações da Trensurb de Novo Hamburgo estão praticamente finalizadas. De acordo com o último percentual divulgado pela empresa, 97,6% dos trabalhos já foram realizados. Faltam ainda alguns detalhes, mas que não impediriam o começo da operação assistida, período de testes com transporte de usuários. A operação comercial, com a cobrança de passagem, e no mesmo horário das demais estações, começará 90 dias após a inauguração.
Segundo o diretor-presidente da empresa, Humberto Kasper, os trens vão funcionar fora do horário de pico, entre 9h e 16h, até o final do ano. A partir de 2014, o horário de funcionamento será das 5h30 as 23h30, já com cobrança de passagem.
- Nós pretendemos reduzir o tempo (da operação fora do horário de pico) e colocar (os trens) a disposição, já a partir de 2014, o tempo do trem, em horário normal, das 5h30 as 23h30 – informa Kasper.
Ainda estão sendo realizados a instalação de um dos elevadores da estação Novo Hamburgo, cobertura e acabamentos de acessos e passarelas, limpeza das estações. Além disso, está sendo feita a modernização do Centro de Controle Operacional. A remodelação não é indispensável para o início da operação. Os testes com movimentação de trens pelo trecho continuam sendo realizados e ajustes sendo feitos com base nesses testes.
A inauguração das novas estações foi adiada diversas vezes. A previsão inicial indicava 2011 como data de término das obras. Foi postergada para 2012 e, depois, para o final de 2013. Em julho de 2012, a Trensurb começou a operação comercial das duas das cinco novas estações: Rio dos Sinos, em São Leopoldo e Santo Afonso, em Novo Hamburgo.
As obras começaram em fevereiro de 2009. O investimento foi de R$ 933,8 milhões. Com as cinco novas estações, a extensão do trem será ampliada em mais 9,3 quilômetros atingindo 43,1 quilômetros de extensão, de Porto Alegre até o Centro de Novo Hamburgo. Dessa forma, a viagem entre Porto Alegre e Novo Hamburgo poderá ser feita em apenas 55 minutos.
A obra é realizada pelo Consórcio Nova Via, formado pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T’Trans.
Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 19.11.2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário