segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
Jairo Jorge propõe solução financeira para desapropriações no traçado da ERS 010
Durante a 4ª reunião ordinária do pleno do Conselho Deliberativo Metropolitano (CDM), nesta quarta-feira, 19, o prefeito Jairo Jorge sugeriu a criação de um Fundo, com a ajuda das prefeituras, para pagar a desapropriação das famílias que vivem no traçado da RS 010.
A proposta, a partir de um consórcio público, geraria um ativo do ISS, que será cobrado sobre o futuro pedágio. “Anteciparíamos a receita por meio desse fundo, e isso ajudaria a alavancar as desapropriações", explicou Jairo Jorge, presidente é da diretoria executiva do CDM.
O prefeito apresentou a proposta aos prefeitos que integram o Conselho Deliberativo Metropolitano e ao e o presidente da entidade, o governador do estado Tarso Genro.
Mobiliade urbana
Na ocasião, também foram apresentadas atualizações sobre investimentos em mobilidade urbana, plano estratégico e fundo de desenvolvimento da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Questões a respeito da ERS 010 foram apresentadas pelo secretário estadual de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta. Ele relatou que o projeto da rodovia está em fase de detalhamento do custo da obra.
Sobre a dívida dos estados com a União, ele salientou que essa é uma discussão complexa. “Elas exige cautela em investimentos a longo prazo”, destacou.
Assinatura de Cooperação do PITMUrb
Na ocasião, também foi assinado o acordo de cooperação técnica do Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana (PITMUrb) entre o Governo do Estado, Metroplan, município de Porto Alegre, EPTC, Trensurb e CDM.
A ação prevê a integração operacional do transporte, visando o desenvolvimento de estudos, projetos, ações e outras atividades necessárias para formação do Consórcio Metropolitano de Gestores Públicos.
Presenças
Participaram da reunião, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, o secretário Estadual de Obras, Luís Carlos Busato, o presidente da Granpal e prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, o prefeito de Campo Bom e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos sinos (AMVRS), Faisal Karan, além do prefeito Jairo Jorge, do secretário de Estado, João Motta, e do governador Tarso Genro.
Por http://www.canoas.rs.gov.br em 19.02.2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário