segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dnit libera viaduto do bairro Rincão em Novo Hamburgo


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) libera hoje o trânsito no viaduto do bairro Rincão, no km 236 da BR-116, em Novo Hamburgo. Após dois anos de obra e ansiosa espera da população, a estrutura vai permitir que os veículos possam trafegar livremente pelo local, que tem a ideia de facilitar a vida dos motoristas que seguem pela BR-116. O lançamento estava marcado para 12h30 e teve aprovação do diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, Hideraldo Caron.
O engenheiro Elvio Bernardi explica que o viaduto servirá de transposição da Rua Rincão, sendo uma intersecção da BR-116, com a função de melhorar a fluidez do trânsito. Serão dois viadutos paralelos no sentido Capital–interior e interior–Capital. O acesso à cidade será pela pista lateral e embaixo da estrutura. No cruzamento da rodovia com a Rua Rincão, os motoristas poderão seguir suas rotas orientados por rótula e sinaleira. O Dnit lembra que a estrutura atende a uma antiga reivindicação de melhoria da segurança e das condições de fluxo na rodovia, eliminando o semáforo para tráfego direto (longo curso) em local de constantes acidentes.
A OBRA EM DETALHES
1 As obras do viaduto do Rincão começaram em janeiro de 2009 e o prazo inicial da entrega era janeiro deste ano. O engenheiro responsável pela construção, Elvio Bernardi, explica que o atraso foi em função da inclusão de aditivos e do clima, que impediu o trabalho
2 Serão dois viadutos paralelos, cada um com 620 metros, e o trecho total da obra é de 800 metros. Foram investidos R$ 33 milhões
3 Segundo o engenheiro Elvio Bernardi, a drenagem será feita para evitar água parada em cima do viaduto. Dessa forma, toda água da chuva escoará para as laterais e descerá o viaduto por meio de canos
4 No início e no fim da estrutura, os operários trabalharam na terraplenagem dos canteiros centrais, onde foram colocadas grama e defensas (protetores) metálicas. Já foram instalados 17 postes de iluminação.
5 Cada viaduto contará com duas faixas de 3,6 metros, além de um acostamento maior à direita de 2,5 metros e outro à esquerda de 0,8 metro. Segundo o engenheiro, isso foi feito já pensando em futuramente poder transformar as duas pistas em três, retirando os acostamentos .
6 O empreendimento conta também com a execução de ruas laterais e passeios, cuja conclusão total está prevista para fim de julho.
O QUE FALTA FAZER
Atualmente, são 30 operários trabalhando na finalização da estrutura abaixo dos viadutos. Ainda falta a inclusão de 22 postes para iluminação pública, terraplenagem, sinalização e pavimentação. “Com essa liberação do viaduto teremos mais condições de terminar a rótula e os ramos de retorno”, explica o engenheiro do Consórcio Grande Porto Alegre, Elvio Bernardi. Ele reforça que o tráfego no local tem tudo para melhorar. “Em torno de 90% dos veículos seguem para Serra ou para Porto Alegre. Acreditamos que apenas 10% entram em Novo Hamburgo. E essa pequena parte vai enfrentar sinaleiras”, detalha.
CURIOSIDADES
Até esta etapa da obra, foram usadas 950 toneladas de ferro na estrutura e 10 mil metros cúbicos de concreto. Com os viadutos prontos, agora só falta terminar detalhes da rótula de acesso (para o bairro Rincão e para o Centro de Novo Hamburgo) e os ramos – faixas das vias – de retorno, localizados abaixo dos viadutos

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