quarta-feira, 11 de maio de 2011

Viaduto do Rincão na BR116 será liberado dia 27


Novo Hamburgo - Devem ser liberadas no próximo dia 27 as duas pistas do viaduto do bairro Rincão, na BR-116. Essa é a previsão do Consórcio Grande PortoAlegre, responsável pela construção. Ontem, os 40 operários trabalhavam na finalização do asfalto. “O asfalto já foi todo colocado e agora os próximos passos são a drenagem do viaduto e a sinalização de pintura na faixa”, diz o engenheiro responsável pela obra, Elvio Bernardi. Depois de liberado o viaduto, será finalizada a parte abaixo da estrutura. “Depois que o fluxo na parte de baixo diminuir, as condições de trabalho serão melhores. Faltará a execução da rótula e dos seus ramos de retorno, que já estão sendo feitos e devemficar prontos no final de junho ou início de julho”, prevê.
As obras do viaduto do Rincão começaram em fevereiro de 2009 e o prazo inicial da entrega era janeiro deste ano.O engenheiro responsável Elvio Bernardi afirma que o atraso foi em função da inclusão de aditivos e do clima, que atrapalhou o trabalho Serão dois viadutos paralelos, cada com 620 metros e o trecho total da obra é de 800 metros. O investimento total é de R$ 32 milhões Segundo o engenheiro Elvio Bernardi, a drenagem será feita para evitar a água parada em cima do viaduto. Assim, toda água escoará para as laterais e descerá o viaduto por meio de canos No início e no fim do viaduto, os operários também trabalham na terraplenagem dos canteiros centrais, onde serão colocadas grama e defesas metálicas. Depois de liberado o viaduto e até a conclusão das obras, serão colocados 17 postes de iluminação Cada viaduto contará com duas faixas de 3,6 metros, além de um acostamento maior à direita de 2,5 metros e outro à esquerda de 0,8 metro. Segundo o engenheiro, isso foi feito já pensando em futuramente poder transformar as duas pistas em três, retirando os acostamentos.
Conforme o engenheiro Elvio Bernardi, o viaduto servirá de transposição da Rua Rincão, sendo uma intersecção da BR-116, que deve melhorar o fluxo de veículos. Com o viaduto, os motoristas poderão seguir na BR-116 sem encarar o fluxo de motoristas que precisam entrar em Novo Hamburgo. O acesso à cidade será feito pela pista lateral e embaixo da estrutura. No cruzamento da rodovia com a Rua Rincão, os motoristas poderão seguir suas rotas orientados por rótula e sinaleira.

Nenhum comentário: