segunda-feira, 15 de abril de 2013
Melhorias operacionais na BR116 entre Porto Alegre e Novo Hamburgo
Obras visam melhorar tráfego e segurança
De acordo com o DNIT, as obras visam melhorar as condições de segurança e mobilidade urbana na Região Metropolitana, transformando a BR-116 em “Rodovia Expressa”. Entre as obras estão o aumento do número de faixas (de quatro para cinco pistas no sentido capital-interior e de duas para três pistas no sentido interior-capital).
O viaduto em Canoas que acessa o V Comando Aéreo Regional da Aeronáutica, atualmente sustentado por um pilar na pista central, poderá ser retirado, surgindo no local uma ponte estaiada para a sustentação do mesmo. O município de Esteio ganhará três viadutos e uma alça de acesso. Em São Leopoldo, a ponte sobre o Rio dos Sinos será ampliada, além de intervenções no acesso a ERS-240.
Além disso, integram o projeto ações de controle de ingresso e saída de veículos, malha viária de apoio, desvios de tráfego, Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU), placas de sinalização, Centro de Controle Operacional, entre outras.
Principais intervenções por município:
Novo Hamburgo Ampliação do pontilhão sobre o Arroio Luis Rau; Passagem inferior na Rua Pedro Álvares Cabral; Alça de saída no viaduto Ayrton Senna; Passagem inferior no Bairro Primavera; Implantação de ruas laterais.São Leopoldo Ampliação da galeria do Arroio Gauchinho; Alargamento da ponte sobre o Rio dos Sinos e da Várzea do rio; Implantação de ruas laterais.
Esteio Passarela de pedestres na fábrica de cimento Votorantin; Duplicação do viaduto da BR-116 diante da estação do Trensurb; Adequação da passarela da estação Esteio do Trensurb; Viaduto sobre o acesso à futura BR-448; Viaduto de retorno no Parque de Exposições; Alargamento da ponte sobre o Arroio Sapucaia, sentido capital-interior. Canoas Alargamento do viaduto sobre a Avenida Boqueirão; Passagem inferior na Rua Domingos Martins; Alargamento do viaduto Metrovel; Retirada do pilar central do viaduto de acesso à Base Aérea; Deslocamento e ajustes do divisor central. Porto Alegre Passagem inferior de pedestres sob a BR-290, junto à ponte sobre o Rio Gravataí; Passagem inferior sob a BR-290 de acesso ao eixo das avenidas Ernesto Neugebauer e Guilherme Schell; Passagem inferior sob a BR-290 para acesso à fronteira Oeste; Adequação da passarela junto à estação Aeroporto do Trensurb; Alteração do acesso ao aeroporto Salgado Filho, junto à interseção com a 3ª Perimetral.
Por Comitê de Obras em 15.4.2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Não há nenhuma melhoria prevista para a BR-116 sentido capital-interior na Vila Pedreira em Esteio? Nesse ponto ocorre a união do tráfego da Av. Guilherme Shell com a rodovia e são constantes os engarrafamentos. Nesse ponto se faz urgente a aplicação da terceira pista, pois após a fábrica de cimentos já existe a pista lateral.
Não há nenhuma melhoria prevista para a a rodovia no sentido interior-capital em Esteio em frente a Vila Pedreira? Nesse ponto ocorrem congestionamentos diários devido a união com o tráfego da avenida Guilherme Shell. E muito importante a aplicação da terceira pista nesse pequeno trecho (500 metros) pois logo a frente já existe a pista lateral.
No Projeto de Melhorias Operacionais na BR-116 entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, estão previstas no mínimo três pistas em cada sentido da rodovia ao longo destes 32 km. Mais especificamente em Esteio, serão construídos dois viadutos novos, além do alargamento do atual viaduto e resolução do X para o acesso em frente ao Parque de Exposições Assis Brasil. Recursos já anunciados pela Presidenta Dilma Rousseff com edital agendado para agosto/2013 e obras no início de 2014.
Postar um comentário