quinta-feira, 17 de abril de 2014
Autorizada construção da quarta faixa da Freeway, entre Gravataí e Porto Alegre
Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 16, a autorização para que a Concepa realize a construção da quarta faixa da Freeway, em quase 20 quilômetros que separam a RS-118, em Gravataí, da BR-448, em Porto Alegre. De acordo com a empresa que administra a rodovia, as obras devem começar em maio e ser concluída em dezembro de 2015.
O valor estimado para realização da obra é de R$ 160 milhões. A conta poderá ser paga de duas formas: recursos transferidos pelo governo federal até 31 de dezembro de 2015 ou a extensão do prazo de concessão até que haja o reequilíbrio do investimento. A decisão caberá a ANTT.
Para construir a quarta faixa, a Concepa propõe acabar com o canteiro central. As duas pistas seriam separadas por muros. A largura das faixas de rolamento diminuiria de 3,75 metros para 3,60 metros. O canteiro lateral direito seria mantido como está.
Na proposta ainda consta uma alça direta da Freeway para a rua João Moreira Maciel, que acabaria com o cruzamento atual. A quinta faixa, a de aceleração, seria criada na saída da avenida Flores da Cunha, em direção a Porto Alegre.
Outra obra seria a construção de uma alça de acesso direto para a avenida Ernesto Neugebauer para quem vem pela Freeway no sentido Capital-Litoral. A sugestão da Concepa também prevê a iluminação pública da Freeway, de Porto Alegre até Gravataí.
Também havia previsão de construção de uma alça para a Avenida Sertório, o que eliminaria a parada dos veículos no semáforo da rua Voluntários da Pátria, mas essa parte foi retirada do projeto.
O projeto, que foi apresentado em junho do ano passado pela Concepa, foi autorizado pelo Ministério dos Transportes e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O termo aditivo foi assinado na semana passada. Em março, o governador Tarso Genro foi informado pelo Governo Federal que a obra seria autorizada.
Em agosto de 2013, a ANTT aprovou a construção da quarta faixa da Freeway num trecho de 2,6 quilômetros, entre a Rodovia do Parque e a avenida Castelo Branco. Em junho, a Concepa havia proposto esta e outras obras de melhoria na rodovia. A obra não teve gastos extras. A ANTT acatou solicitação da Concepa, que não vai mais precisar alargar o acostamento da ponte do Rio Jacuí, na BR-290. Com a construção da nova ponte do Guaíba, essa ponte ficará subutilizada. A primeira etapa da quarta faixa foi concluída no dia 14 de março. Alguns bloqueios, porém, ainda podem ocorrer nos próximos dias para que a implantação da tela antiofuscante seja concluída.
Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 16.4.2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário