terça-feira, 15 de abril de 2014

Dnit pede projeto para cabeamento aéreo na Rodovia do Parque

Furto de fios elétricos deixa às escuras mais de metade da estrada, inaugurada em dezembro de 2013. O furto de cabos de iluminação que ainda deixa às escuras mais da metade da Rodovia do Parque (BR 448), levou o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) a pedir à empresa Mercúrio que altere a forma de cabeamento em relação ao projeto original. Cabos aéreos devem passar sobre os postes de luz para impedir que os furtos sigam ocorrendo. O projeto com as alterações deve ser entregue ao Dnit até o fim da semana.
Como as empresas que construíram a estrada em lotes já concluíram o trabalho, a mudança vai exigir que uma licitação seja aberta. Com isso, não há prazo para que o cabeamento aéreo seja instalado. A estrada, de 22 quilômetros, fica às escuras, à noite, em 12 quilômetros: do km 0 ao km 1, do km 3,5 ao km 4, do km 8 ao km 9, do 10 ao km 15, do km 16 ao 20, e do km 21,5 ao 22, sobre a ponte estaiada. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atualizou no dia 10 de abril o mapa dos pontos sem luz, fala que é do Dnit a responsabilidade de resolver a situação. No trecho que liga a ponte estaiada à FreeWay, três mortes ocorreram em dois meses, incluindo um atropelamento, à noite, de um motorista que havia descido do carro para checar uma pane no motor. Desde que a Rodovia do Parque foi entregue, em fim de dezembro, o cabeamento foi trocado duas vezes, e o material voltou a ser furtado. O Dnit espera que, assim que o cabeamento aéreo for instalado, as Prefeituras assumam a conservação do material. Por http://www.correiodopovo.com.br em 14.4.2014

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