segunda-feira, 22 de setembro de 2014

NO DIA MUNDIAL SEM CARRO, TRENSURB INICIA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS COM NOVO TREM

A partir de segunda-feira (22), primeira nova composição inicia período de ajustes na circulação com usuários, apenas fora dos horários de pico do metrô.

Na próxima segunda-feira (22), quando se celebra o Dia Mundial sem Carro, a Trensurb inicia o transporte de passageiros com o trem 226, a primeira das 15 novas composições em processo de aquisição pela empresa. O veículo, ainda em fase de ajustes, irá operar apenas fora dos horários de pico, entre 9h30 e 16h, por um período de cerca de 90 dias. Só depois ele terá condições de circular durante todo o horário de funcionamento do metrô – das 5h às 23h20. A previsão é que, a cada 15 dias aproximadamente, um novo trem inicie sua fase de ajustes na circulação com usuários. Estima-se que, a partir de fevereiro de 2015, se possa iniciar a utilização dos novos trens acoplados.

O anúncio foi realizado na tarde desta sexta-feira (19), em uma viagem no trem 226 aberta à imprensa, entre o pátio da empresa e a Estação Mercado. Estiveram presentes na ocasião: o diretor-presidente da Trensurb, Humbero Kasper; o diretor de Operações, Carlos Augusto Belolli; o diretor de Administração e Finanças, Leonardo Hoff; gestores e empregados da empresa.

Os novos trens

As novas composições de quatro carros cada uma, fornecidas pelo consórcio FrotaPoa, têm gasto energético cerca de 30% inferior às atuais, sistema de ar condicionado automatizado, sistema de comunicação multimídia, iluminação interna com LED, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas, além de possibilidade de acoplamento - tornando possível a operação de dois trens acoplados nos horários de pico, totalizando oito carros e dobrando a capacidade de transporte de cada viagem. Sete novos veículos já foram recebidos pela Trensurb. O diretor-presidente da empresa metroviária, Humberto Kasper, avalia que “o nível de conforto será um fator de destaque para os usuários ao utilizarem os novos trens”.

Dia Mundial sem Carro

O Dia Mundial sem Carro é celebrado todos os anos no dia 22 de setembro. Nessa data, diversas organizações e empresas do mundo atuam em favor da natureza, da conscientização sobre responsabilidade ambiental e do uso apropriado dos modais de transporte. Durante o dia 22, a população é convidada a deixar os carros em casa e usar transporte público, bicicletas e outros modais para se locomover pelas cidades. Dessa forma, busca-se promover a reflexão sobre o uso exacerbado dos veículos particulares.

“No Dia sem Carro, buscamos reafirmar nosso compromisso socioambiental, dando um alerta à população sobre a importância de repensarmos a questão da mobilidade, tendo como foco a sustentabilidade”, afirma o diretor-presidente Kasper.

Em 1988, O Dia Mundial sem Carro foi celebrado pela primeira vez, em cidades francesas. Aos poucos, chegou a outros países europeus e, hoje, é uma data com atividades em várias partes do mundo.

Foto: Luiz Soares/Trensurb


Por www.trensurb.gov.br em 19.9.2014

Nenhum comentário: