terça-feira, 5 de julho de 2011

Construção de viadutos e pontes avança na BR-448


No mês de junho o destaque nos trabalhos da implantação da BR-448, a Rodovia do Parque, ficou por conta da construção das obras de arte especiais e correntes, como viadutos, pontes e passa-fauna. Algumas estruturas já ganham forma e podem ser vistas por quem circula pela Região Metropolitana. Exemplos são a interseção da futura estrada com a BR-290 (Free way), em Porto Alegre, e o viaduto no entroncamento da BR-116 e RS-118, em Sapucaia do Sul. Alguns trechos da BR-448 aguardam pela conclusão dos processos de reassentamento e desapropriação, mas enquanto isto as sete empreiteiras envolvidas na construção investem seus esforços na produção das peças pré-moldadas.
O Lote 1, que tem o consórcio Sultepa/Toniolo Busnello à frente dos trabalhos, já conta com trabalhadores em 7,3 dos 9,1 quilômetros que deve construir da BR-448. Neste trecho foram executados 97% da vala de drenagem e 95% da estrada lateral. O viaduto da interseção da BR-116 com a RS-118, no início da Rodovia do Parque, está 65% concluído. Esta é a obra de arte que está mais adiantada do Lote 1. Atualmente, os colaboradores trabalham nas vigas pré-moldadas, na laje da superestrutura e nos aterros dos ramos. Seguem em execução ainda neste trecho a mesoestrutura do viaduto de acesso a Esteio e o estaqueamento e infraestrutura da ponte sobre o arroio Sapucaia. No caso das obras de arte correntes estão sendo construídas cinco galerias e três passa-faunas.
Com 5,3 quilômetros de extensão o Lote 2, sob a responsabilidade do consórcio Construcap/Ferreira Guedes, está todo em obras. Na ponte sobre a vala Mathias Velho são executadas as paredes dos encontros 1 e 2 da mesoestrutura. No viaduto sobre a ALL são feitos os blocos de fundação do encontro 2. Já o viaduto Bianchini está na fase de execução das lajes dos encontros 1 e 2. Na linha geral segue a execução dos aterros em argila.
O destaque para os 7,9 quilômetros finais da BR-448 é para a construção da interseção com a BR-290, onde é realizado o lançamento das vigas, e para o início da fundação da ponte estaiada sobre o Rio Gravataí. Esta última já é apontada como futuro cartão-postal do Rio Grande do Sul. Com 268 metros de extensão e pouco mais de 31 metros de largura a ponte terá torres com 75 metros de altura. Esta obra de arte deve ser concluída dentro de um ano e dois meses. Atualmente é realizada a cravação das estacas do lado de Canoas da estrutura. No próximo mês o mesmo trabalho será realizado do lado de Porto Alegre. Em parte do segmento do Lote 3 é aguardada a liberação de área. Exemplo é onde será construída a elevada que terá quase três quilômetros e depende do reassentamento de 599 famílias que vivem hoje no seu traçado ou nas proximidades e também da desapropriação de outras áreas.

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