terça-feira, 19 de julho de 2011

Granpal apresenta projeto RS010 ao Governador


Será entregue hoje ao governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, a proposta de construção da RS-010 (Rodovia do Progresso), que ajudará a desafogar a BR-116, elaborada pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). O novo modelo leva em consideração pontos apresentados no projeto anterior e algumas inovações, como a redução do número de pedágios e uma menor contrapartida a ser arcada pelo Estado. "Estamos otimistas. Esse é um problema que hoje não temos como exigir que o governo resolva com recursos próprios, tem que ser através de Parceria Público-Privada (PPP). E sem ela daqui a 10 anos vamos voltar a ter problemas. É um tema de futuro", afirma o presidente da Granpal e prefeito de Canoas, Jairo Jorge.
Ainda durante esta semana, o projeto também será apresentado ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde. Confiante na nova proposta, Jairo Jorge acredita que em seis meses já poderá ser aberta a licitação pública à nova estrada. "E acho que pelo menos a primeira parte, que compreende a RS-118, já deve estar pronta até 2014", prevê. O encontro com o governador vai ocorrer às 17 horas.
Contrapartida menor
Uma contrapartida menor por parte do Estado é uma das propostas no novo projeto. No modelo anterior ficava a cargo do Palácio Piratini uma contrapartida anual de 77,4 milhões de reais. Nessa, o valor cai para 75,5 milhões de reais. Outra mudança é em relação ao valor total da obra. O projeto a ser apresentado pela Granpal hoje à tarde traz um orçamento maior para a construção da rodovia, mas focando também em valores mais altos nas obras principais.
Trechos de ligação à estrada
Dentro da proposta elaborada pela Granpal, ao invés de o Estado será a construtora a responsável pela construção da RS-449, que ligará a RS-240 com a RS-010, assim como o contorno de Sapiranga e o trevo de Sapucaia do Sul. Essa alteração deve diminuir o valor a ser arcado pelo governo estadual.
Proposta chega "redonda"
No inicio do mês passado, em Novo Hamburgo, o projeto da RS-010 já havia sido apresentado pela Granpal. Para Jairo Jorge, isso faz com que agora a proposta chegue "mais redonda" às mãos do governador. Um ponto levantado pelo secretário de Infraestrutura e Logística Beto Albuquerque na ocasião e que segue sem definição é em relação às desapropriações. "Ainda não avançaram. Vamos sugerir ao governador que peça um estudo mais detalhado para que a iniciativa privada apresente ao Estado", adianta Jairo.
Menos pedágios
A nova proposta mantém 40 quilômetros de extensão da rodovia. Porém, o tamanho total da obra foi ampliado de 67 para 96 quilômetros. Também são propostas duas, ao invés das três praças de pedágio. Assim, 92% dos motoristas pagariam a taxa menor, de 2,20 reais. Outro ponto avaliado como positivo pela Granpal é o estudo da construtora Odebrecht apontando que gastos que antes seriam pagos pelo Estado ficarão a cargo da construtora a ser contratada.

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