Foi aberto,dia 4 de julho, processo licitatório público para a contratação da construção das estações da linha do sistema Aeromovel, que fará a ligação entre a Estação Aeroporto da Trensurb e o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A modalidade de concorrência será do tipo menor preço global, com valor estimado em R$ 2.400.024,38. O contrato compreende a execução das obras civis e instalações de duas estações de passageiros, incluindo serviços iniciais, terraplenagem, container, serviços complementares, fundações e estruturas, alvenarias e divisórias, revestimentos, esquadrias, instalações elétricas e hidrossanitárias, coberturas e impermeabilizações, pinturas, paisagismo e limpeza da obra.
Os projetos das duas estações de integração do sistema Aeromovel - sendo uma junto à Estação Aeroporto da Trensurb, com 253,95 metros quadrados, e a outra junto ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, com 491,11 metros quadrados - foram concebidos em estrutura independente da via elevada do veículo. De modo a reduzir os impactos e agilizar as obras, com o mínimo de interferência no terreno, a estrutura das estações se desenvolve em concreto moldado in loco (blocos de fundação) e concreto pré-moldado (pilares e lajes da plataforma). A estrutura de fixação da cobertura e os fechamentos laterais serão em aço.
As propostas serão recebidas no dia 4 de agosto, às 10h, no auditório do Prédio Administrativo da Trensurb (Av. Ernesto Neugebauer, 1985, bairro Humaitá, Porto Alegre). O edital está disponível para consulta aqui.
O projeto Aeromovel
Orçado em R$ 29.877.957,31, o projeto usa tecnologia 100% nacional e será totalmente desenvolvido no Rio Grande do Sul. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários ao terminal. O trajeto de 998m, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos, que estarão em funcionamento conforme a demanda do período. Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, de concepção totalmente brasileira, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
terça-feira, 12 de julho de 2011
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