quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Governo anuncia construção de novo aeroporto para atender a Região Metropolitana

Após diversas tratativas em Brasília, o Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (2) que a Secretaria d Aviação Civil (SAC), do governo federal emitiu parecer favorável a um novo terminal que atenderá a demanda de passageiros e cargas na região metropolitana de Porto Alegre. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (2), na Capital, o secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, confirmou que a Secretaria de Aviação Civil (SAC) optou pelo Rio Grande do Sul para instalar o novo aeroporto da Região Sul do Brasil.
O documento divulgado mostra o estudo técnico que definiu a instalação do empreendimento - cuja modelagem financeira e o tipo de concessão ainda precisam ser definidos - especialmente, na relação com a Base Aérea de Canoas. O investimento será de pelo menos R$ 4 bilhões. O documento aponta ainda o esgotamento do Aeroporto Salgado Filho até 2022.

"A nota técnica reconhece o esgotamento do Salgado Filho. Isso impõe a necessidade estratégica da construção do novo aeroporto", disse João Victor. O projeto preliminar do empreendimento, que foi encaminhado à SAC em julho desse ano pelo Governo gaúcho e construído em parceria com o Comitê Pró-Aeroporto 20 de Setembro, aumenta em cinco vezes a área.
Enquanto o Salgado Filho tem quatro quilômetros quadrados, o novo aeroporto de Portão terá 21 quilômetros quadrados. "Nosso projeto está de acordo com a política nacional da aviação civil e, sem dúvida, vai deixar o RS mais competitivo, diminuindo o custo logístico para escoamento da produção gaúcha", explicou João Victor.
De acordo com o secretário, o passo seguinte é compor a modelagem financeira, o tipo de concessão, a competência de cada integrante, e avançar nos termos de referência ambiental. Por fim, avaliar o papel do Salgado Filho e sua relação com o novo aeroporto. "A nota técnica da SAC conclui que não há impedimento técnico na concessão do Salgado Filho. Ao contrário, ele é fundamental para atração de parceiros e investimentos".
Como o Estado já apresentou projeto preliminar envolvendo todos esses elementos, Governo e Comitê acreditam que em 20 dias a consulta será concluída e nova reunião com Brasília deverá ser marcada. A ideia é compor o projeto final e, até dezembro de 2014, definir o processo de licitação.
"Nós tivemos uma grata surpresa pela manifestação da SAC tomando a decisão pelo empreendimento", comemorou o presidente do Comitê Pró-Aeroporto Internacional 20 de Setembro, reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino. O Comitê denominou o novo aeroporto de 20 de setembro em homenagem à principal festa cívica do Estado, data que se comemora o início da Revolução Farroupilha.
Por http://www.seinfra.rs.gov.br/ em 02.10.2014

Nenhum comentário: