segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Primeira moradora da Vila de Passagem recebe chaves da casa definitiva

A casa de número 07 na Rua A da Vila de Passagem, em Canoas, ficará na lembrança de Marilda de Carli Pedro, 47 anos, como um divisor de águas na sua vida. Em 2011 a família da “tia Nenê”, como é conhecida a artesã, foi a primeira a ser removida da Vila do Dique, bairro Fátima, para viabilizar a construção da Rodovia do Parque (BR-448). Nesta quarta-feira, 31 de julho, o ciclo se completou quando ela recebeu as chaves da moradia definitiva localizada no Loteamento Canoas Minha Terra I, no bairro Mato Grande. As ações fazem parte do Programa de Reassentamento Populacional implementado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental (STE S.A.), em parceria com a Prefeitura de Canoas.
“A ficha não caiu ainda, estou muito feliz”, resumiu Marilda, enquanto ajudava a carregar o caminhão de mudanças. Depois de sete anos no Dique e mais de um ano na Vila de Passagem, são muitos os planos para o futuro no novo endereço. “Agora vou ter minha referência. A expectativa é a melhor possível com a casa própria”, afirma. Acompanhada da filha Tainara, 16, e da neta Emily, 6, Marilda entrou no imóvel com o pé direito e já pensando em deixar o ambiente com a cara da família. “A gente vai ajeitando, dando nosso toque”, planejava. “Isso é um sonho”, dizia a pequena Emily, que estava ansiosa para arrumar os brinquedos no quarto novo.
Desde que chegou à Vila de Passagem, em 27 de outubro de 2011, tia Nenê se destacou como uma liderança na comunidade. Hoje ela vivencia com satisfação o cumprimento das promessas feitas pelas autoridades. “Existia uma insegurança no início, pois estávamos indo para um lugar estranho. Depois acostumou e foi melhorando, até porque o pessoal do DNIT ajudou desde o começo”, enfatiza. Para os que estão por chegar à moradia temporária, ela deixa o recado: “é ótimo sair do Dique. Na Vila de Passagem tem água, luz decente, e é um local provisório diante de uma melhoria definitiva”. Por http://www.rodoviadoparque.com.br em 31.7.2013

Nenhum comentário: