segunda-feira, 5 de agosto de 2013
RS-449: rodovia passará por diversos bairros de São Leopoldo
Juntamente com a RS-010 (Rodovia do Progresso) está prevista a construção da RS-449, que irá ligar a BR-116 até a RS-010. Será um prolongamento da RS-240 que cortará parte de diversos bairros de São Leopoldo, passando por Santos Dumont, São José, Pinheiros, Santo André, Vila Nova e São Borja, até a estrada do Morro do Paula. O traçado final da via ainda está em estudo. Segundo a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), responsável pelo projeto, a Prefeitura solicitou, no início de junho, uma alteração para evitar desapropriações excessivas na Feitoria. A medida fez com que a rota deva passar por diversas ruas da cidade até atingir a RS-010. No caso de uso de vias municipais para a RS-449, haverá ampliação delas para que todo o trajeto tenha pista dupla e acostamento. Conforme a Metroplan, em 19 de julho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente solicitou mais uma alteração de traçado, evitando que a via passe dentro do Parque Imperatriz Leopoldina. Conforme o secretário de Meio Ambiente, Henrique Prieto, é importante que não haja desmatamento daquela área, pois é Unidade de Preservação Permanente.
O superintendente da Metroplan, Oscar Escher, afirma que a RS-449 faz parte da segunda etapa das obras da RS-010, devendo ter início em 2015. A RS-449 tem um custo estimado de R$115 milhões e ainda não possui previsão de término, sendo que em seu traçado consta mais uma ponte sobre o Rio dos Sinos. Escher afirma que após ser feita a licitação para a obra, que deve ocorrer até o final do ano, a empresa que vencer poderá apresentar outras possíveis modificações, que serão estudadas pela Metroplan e Prefeitura de São Leopoldo.
Prefeito de São Leopoldo salienta ajustes necessários
Conforme o prefeito de São Leopoldo, Moacir da Silva, todas as alternativas que melhorem a mobilidade na região e ajudem a desafogar a BR-116 são bem vindas. “O projeto da RS-449 ainda precisa de alguns ajustes, como a questão da rota da via passar por dentro do Parque Imperatriz Leopoldina, o que não tem como ocorrer e por isso será alterado. A Prefeitura e a Metroplan vão ajustando os trajetos para que sejam os melhores para todos e não causem nenhum dano ambiental.” Além disso, Moacir relata que a obra é boa e necessária. “Quando ficar pronta vamos ter que pensar outras alternativas, pois até lá o número de veículos vai ter aumentando ainda mais”, destaca.
Por http://www.diariodecanoas.com.br em 02.8.2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário