sexta-feira, 21 de março de 2014
Início da construção de ponte aguardada há 25 anos deve atrasar em Novo Hamburgo
Os moradores que aguardam há 25 anos a construção da ponte que vai ligar Novo Hamburgo a Campo Bom pela Avenida dos Municípios podem ter que esperar ainda mais. O início das obras, previsto para ocorrer até o dia 6 de abril, não é garantido pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O atraso pode ocorrer por questões que foram esquecidas em um primeiro momento, como a remoção de casas que estariam no caminho da intervenção.
Para solucionar o impasse, o Daer acionou a prefeitura de Novo Hamburgo. Segundo o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Egon Kirchheim, 21 famílias receberão aluguel social de R$ 420 para deixarem o local. Dessas, 11 já fecharam contrato e retiraram a construção da área. Outras três estariam com a transação bem encaminhada. Sete ainda estão à procura de uma nova casa.
“Acredito que em duas ou três semanas eu acredito que a gente vai ter uma clareira nessa situação”, afirma o secretário.
Assim que as moradias forem retiradas, há a expectativa de que a empresa EPT S.A., que venceu a licitação de R$ 1,3 milhão para a construção da ponte, instale seu canteiro de obras. A expectativa de conclusão da travessia é de um ano após o início das obras.
Desvio
A Avenida dos Municípios é o primeiro trecho da RS-010. No entanto, falta a passagem sobre o arroio Pampa. A ponte terá 44 metros. Atualmente, o caminho é utilizado, mas há um desvio por dentro dos bairros Imigrante, em Campo Bom, e Canudos, em Novo Hamburgo. Os motoristas acabam perdendo cerca de 20 minutos e aumentando o percurso em quase cinco quilômetros.
Histórico
A travessia seria construída com recursos do pedágio da RS-239, em Campo Bom. No entanto, depois que a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) assumiu as praças de cobrança, um impasse para a conclusão da obra foi gerado. Segundo o Daer, o seguimento dos trabalhos será realizado com recursos obtidos através do programa Proinveste do BNDES.
Os trâmites para a contratação da empresa responsável pelas obras iniciaram-se em 2003. Porém, a licitação saiu do papel apenas no final de 2012.
Além da construção da ponte, será preciso sinalizar um pequeno trecho de Campo Bom e todo a parte localizada em Novo Hamburgo. Ainda, há a necessidade de recuperar alguns pontos em que o asfalto está cedendo. Será preciso recolher o lixo depositado em diversos locais, além de realizar a limpeza da vegetação que invade a via nos trechos mais afastados dos bairros.
Avenida dos Municípios
A avenida dos Municípios inicia na RS-239, ao lado do posto do Comando Rodoviário da Brigada Militar de Sapiranga. Ela passa pela cidade de Campo Bom. Esse trecho tem cerca de 9 km. Após desvio para contorno do arroio Pampa, o trecho de Novo Hamburgo tem mais 2,5 km. O final da via é na estrada Leopoldo Petry, principal caminho para a Lomba Grande, último bairro hamburguense antes de Feitoria, já em São Leopoldo.
Atualmente, para utilizar a avenida, é preciso sair de Novo Hamburgo pela rua Guia Lopes, acessar a avenida Bartolomeu de Gusmão, rua Nobel, rua Odon Cavalcante, rua Danilo de Oliveira, rua Walter Iserhard, rua Alcântara, rua Elvira Maria da Conceição e avenida Bruno Werner Storck.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário