segunda-feira, 15 de outubro de 2012
Trensurb publica licitação para compra de 15 novos trens
A Trensurb publicou hoje o edital de licitação para a compra de 15 novos trens. Será permitida participação de consórcios ou concorrentes internacionais. As propostas serão recebidas no dia 31 de outubro.
A aquisição vai ocorrer através do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). O RDC é válido para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele foi criado para atender à urgência das obras da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. O regime flexibiliza as regras para licitações. Assim, segundo o Governo Federal, o processo fica mais ágil.
O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, tem a expectativa de que o contrato possa ser assinado ainda neste ano, até o dia 07 de dezembro. O Governo Federal liberou para a Trensurb, através do PAC, R$ 244 milhões para compra dos trens.
De acordo com Kasper, o edital contém um dispositivo chamado "margem de preferência". As empresas que fabricarem mais de 60% das peças dos novos trens no Brasil terão vantagem. Se empresa estrangeira quiser vencer licitação terá que apresentar valor 20% menor.
Segundo cronograma inicial, a empresa contratada terá 18 meses, a partir da assinatura do contrato, para fornecer o primeiro trem e mais oito meses para fornecer os veículos restantes. Se não houver atraso, os primeiros veículos podem estar disponíveis ao final do primeiro semestre de 2014.
A empresa contratada deverá fabricar e fornecer 15 trens, cada um com quatro vagões. Os novos veículos terão ar condicionado, dispositivos de fixação de bicicletas, módulos para cadeirantes, assentos preferenciais em todos os carros, sistema de detecção de incêndio, vidros não-estilhaçáveis, inibição de abertura de portas fora da área da plataforma, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas, capacidade de operação em modo de condução manual ou automática e possibilidade de acoplamento. A vida útil mínima dos novos veículos deve ser de 30 anos.
Mesmo com a chegada dos novos trens, os atuais não serão aposentados. A vida útil dos 25 trens em atuação, que é de 50 anos, já passou da metade. Após a aquisição dos novos vagões, a frota atual irá passar por uma modernização, recebendo sistema de climatização e alterações de layout interno.
Desde 2011, segundo levantamento da Rádio Gaúcha, a Trensurb já registrou, pelo menos, 33 problemas de circulação (17 em 2011 e 16 em 2012). Problemas técnicos são as principais causas de atrasos dos usuários. Outro problema recorrente, principalmente em épocas de chuvas constantes, é o alagamento nos trilhos e a menor aderência dos vagões, o que ocasiona em viagens mais demoradas.
Interrupção total ou parcial dos serviços da Trensurb desde 2011:
Problemas técnicos = 16 vezes
Alagamentos nos trilhos ou chuva em excesso = 08
Queda de raio = 03
Greve = 02
Roubo de cabos = 02
Queda de árvore = 01
Homem subiu em cabos da rede dos trens = 01
Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 08.10.2012
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