quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

BR-448 perto de ser concluída

Com 61% dos seus serviços executados até o dia 31 de outubro, as obras da BR-448, a Rodovia do Parque, estão previstas para serem entregues entre dezembro do próximo ano e início de 2014. O ritmo dos trabalhos reforça esta expectativa, uma vez que eles avançam em média 2% ao mês. Mas neste final de ano deve empreender um ritmo mais forte, apontando uma evolução de 3% a 4% por mês. Isto deve-se em especial ao início do reassentamento definitivo das famílias localizadas nos diques de Canoas. Com a remoção delas libera-se 900 metros para a continuidade da cravação de estacas dos 2,6 quilômetros da pista em elevada. Entre os serviços que estão próximos da conclusão nos três lotes de construção da BR-448 estão a terraplenagem (82% executado), obras de arte especiais (57,5%), drenagem/Obras de arte correntes (55,5%). Mas também estão evoluindo dentro do esperado a pavimentação (7,5%) iniciada nos três lotes, com destaque para os 1 e 2, que já estão aplicando as capas de asfalto. Ao analisar os dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) verifica-se que o lote 1, a cargo do consórcio Sultepa /Toniolo Busnello, é que está mais adiantado no geral com 68% dos serviço concluídos. Porém, é o lote 2, que tem as empresas Construcap/Ferreira Guedes à frente, que ficará pronto primeiro, com previsão de entrega para meados de 2013. O lote 3, construído pelo consórcio Queiroz Galvão/OAS/Brasília Guaíba, está 56% finalizado e deve ter o ritmo acelerado a partir de janeiro.
Lançamento de vigas Dentre os serviços a serem realizados durante este mês no lote 1 está o lançamento das vigas no viaduto da interseção do acesso a Esteio (Km 3,5 da BR-448). Nesta ação serão instaladas quatro vigas de 32 metros de comprimento e pesando 92 toneladas cada uma. A operação está marcada para a próxima semana entre os dias 27 e 29. Para a movimentação das vigas, que estão depositadas ao lado do viaduto da interseção da BR-116 com a RS-118, serão utilizados dois guindastes. Para a colocação um terceiro equipamento fará o serviço. Também já iniciou-se a pavimentação do segundo segmento do lote 1, entre os quilômetros 3,2 e 4, totalizando 6,4% do serviço para trecho. Atualmente os operários estão realizando a colocação do macadame-seco e da brita graduada. Em seguida, farão a aplicação do asfalto. Com isto, o lote que tem 9,14 quilômetros de extensão chegará a quase dois de trecho asfaltado. A terraplenagem e a pavimentação também estão evoluindo dentro do esperado. O primeiro quilômetro a receber asfalto - entre o viaduto da Bianchini e a divisa com o lote 3 (do KM 13,4 ao 14,4) - está pronto. Os operários já preparam uma nova frente para pavimentar mais um dos 5,3 quilômetros do lote 2. O próximo segmento a receber drenagem, macadame seco e brita graduada para em seguida ser asfaltado fica entre os viadutos da Bianchini e da ALL (Km 12,6 ao 13,5). Mais asfalto No lote 2 o destaque é para o início da aplicação de asfalto entre os quilômetros 12,7 e 13,5. A expectativa é começar o serviço na próxima semana. Em outubro, o acumulado da pavimentação do lote representava 15,5% do total previsto em projeto. Também está sendo programado o lançamento das vigas do viaduto da ALL (Km 12,6). Ao todo serão 20 vigas de 32 metros de extensão com 90 toneladas cada uma. A operação deve durar três dias, mas ainda não tem data definida, uma vez que dependerá da interrupção do trem de carga e do tráfego da BR-386.
Lote 3 Elevada está 43% executada. Para este final de ano a expectativa do Dnit é que a pista em elevada (Km 18,1) de 2,6 quilômetros de extensão tenha uma arrancada em sua execução. Isto devido à liberação de mais um trecho sobre os diques de Canoas, com a transferência de 72 famílias até o Natal para as casas definitivas. Esta ação é realizada pela Prefeitura, que garantiu que mais outras 50 famílias do trecho também serão reassentadas já no início do ano. É preciso destacar que quase 75% do lote 3 é composto de obras de arte especiais e com esta abertura de frente de serviço para a construção da elevada a construção do lote deve ter um avanço significativo. A elevada está 43% pronta.
Outra obra de arte que segue em um bom ritmo de trabalho é a ponte estaiada sobre o Rio Gravataí (Km 21,4) que está 32% concluída. Os viadutos de acesso a Canoas (Km 15) e sobre a BR-290 (Km 21,7) estão praticamente prontos, com 83% e 93% dos trabalhos executados, respectivamente. Por http://www.br448rodoviadoparque.com.br em 13.12.2012

Nenhum comentário: