terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Ponte estaiada, um dos destaques do complexo, avança

Uma das obras que chama mais a atenção dentro do projeto da BR-448, a ponte estaiada sobre o rio Gravataí, até o início de novembro estava com 30% dos serviços realizados. Entre as ações que foram e estão sendo feitas para realizar esse empreendimento, estão a cravação de estacas, a execução dos blocos de fundação e a concretagem das travessas. Na sequência, será a vez dos trabalhos de elevação das torres de onde partirão os estais (cabos de aço) de sustentação. As estruturas estão com 42 metros de altura e, quando concluídas, chegarão a 65 metros. A pista da ponte estaiada ficará 25 metros acima do nível do rio. Quando concluída, ela terá 268 metros de extensão e 36,4 metros de largura.
O diretor do Ciergs, Ricardo Portella Nunes, concorda que a obra da ponte estaiada é “espetacular”. Ele recorda que, atualmente, o viaduto estaiado que permite o acesso à Unisinos, em São Leopoldo, é a única estrutura similar no Estado, contudo, não possui o porte desse novo complexo. Ele ressalta ainda que o viaduto que será construído na avenida Bento Gonçalves, na capital gaúcha, também será estaiado. O professor do Lastran da Ufrgs e doutor em transporte João Fortini Albano argumenta que em diversos setores, como na arquitetura e na engenharia, existem tendências. “Atualmente, é uma tendência moderna usar a solução da ponte estaiada, por se tratar de uma estrutura mais leve, mais rápida de ser realizada, e com uma bela estética, que compensa os custos mais elevados”, aponta Albano. Por http://jcrs.uol.com.br

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