quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Compensação ambiental do trem deixará Novo Hamburgo mais verde
Cerca de 7 mil mudas foram plantadas no Município para compensar a vegetação que foi retirada do entorno da linha do trem.
Além de trazer mais comodidade e agilidade para os hamburguenses, a extensão da Linha 1 do Trensurb também deixará Novo Hamburgo ainda mais bonita. Isso porque cerca de 7 mil mudas de árvores foram plantadas em todo o Município como forma de compensação à vegetação que foi retirada do entorno da linha do trem. O plantio, que começou há pouco mais de um ano, foi finalizado no início desta semana quando foram plantadas 82 árvores, na Rua Corte Real, no Centro, e em diversas ruas do bairro Industrial.
As árvores plantadas são mudas de ipê amarelo e roxo, araçá, pitangueira, chal-chal, camboim e jerivá. Assim como as obras do trem, o responsável pelos plantios é o Consórcio Nova Via (que contratou para o serviço a empresa Ecobiloba Empreendimentos Sustentáveis). A empresa ainda terá que fazer a manutenção das plantas por dois anos, contados após o plantio. Quem definiu a quantidade de mudas foi a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e foi a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de Novo Hamburgo quem indicou os locais do plantio e agora é a responsável por fiscalizar a compensação.
De acordo com a diretora de Proteção Ambiental da Semam, Karina Romariz Batista, para que a ação realmente tenha sucesso, é essencial que cada morador adote e defenda a muda que está plantada em frente a sua casa. “Nós tivemos uma grande perda ambiental com a retirada das árvores da Avenida Nações Unidas, agora que as novas mudas foram plantadas, é muito importante o apoio da população para garantir que elas desenvolvam, só assim garantiremos a compensação”, afirma Karina.
Do total, 4,5 mil árvores foram divididas entre as margens do Arroio Cerquinha (bairro Boa Saúde), a Central de Resíduos da Roselândia e a Avenida Nações Unidas (entre as Ruas Rincão e Caxias do Sul). As outras 2,5 mil mudas foram plantadas nas vias públicas no entorno da obra do trem, do bairro Santo Afonso até o Centro, e em diversas vias da parte central da cidade, como a Avenida Vereador Adão Rodrigues de Oliveira, que recebeu mais de 270 mudas. De acordo com empresa responsável pelo serviço, todas as árvores são plantadas respeitando a distância mínima das esquinas e bocas-de-lobo. As espécies são de pequeno porte para não causar riscos à rede elétrica.
População pode ajudar a plantar
Moradores que desejarem plantar árvores no entorno de suas residências podem retirar mudas gratuitamente no Parque Henrique Luiz Roessler, o Parcão, que fica na Rua Barão de Santo Ângelo, no bairro Hamburgo Velho. O atendimento acontece nas sextas-feiras das 9 às 17 horas. Técnicos da Semam estarão no local para orientar sobre como e onde se deve plantar, bem como quais tipos de árvores são adequadas para a arborização urbana. Segundo a diretora Karina, morar em uma rua arborizada tem um reflexo na qualidade de vida das pessoas. “As árvores ajudam a diminuir a poluição e a temperatura local, além de contribuir para a manutenção da fauna e da flora, pois os pássaros encontram alimento e abrigo, e para o embelezamento das ruas”, argumenta.
Por http://www.diariodecanoas.com.br em 06.12.2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário