terça-feira, 10 de setembro de 2013

Estrutura integra trecho da BR-448 que dará acesso à zona industrial portuária de Canoas e a Porto Alegre. Um futuro alívio para motoristas que enfrentam diariamente o trânsito na Região Metropolitana ganha forma diante dos olhos de quem passa pelas proximidades da Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Uma imponente estrutura surge como um dos marcos finais da obra da BR-448, a esperada Rodovia do Parque. A ponte estaiada (suspensa por cabos) sobre o Rio Gravataí está com 86% de sua obra executada e, de acordo como Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), deve ser concluída até o final de outubro. Nesta fase, operários trabalham na execução do tabuleiro da pista e na instalação dos cabos da estrutura.
A estimativa é de que cerca de 37,5 mil veículos passem a transitar pela Rodovia do Parque em dias úteis. A estrada que ligará Sapucaia do Sul à Capital absorverá cerca de 40% do fluxo da engarrafada BR-116 e deve ser concluída no fim do ano. O prazo inicial foi postergado em dois anos devido a dificuldades em decorrência do terreno instável e à necessidade de remoção de famílias de áreas invadidas. Nos últimos meses, a paralisação dos servidores do Dnit ameaçava novamente a continuidade das obras. No entanto, de acordo com o superintendente do departamento no Rio Grande do Sul, Pedro Luzardo Gomes, o calendário será cumprido. — Saliento que 50% dos servidores mantiveram suas atividades durante a greve, sendo possível manter as obras dentro do cronograma. Portanto, a previsão de entrega da BR-448 segue sendo dezembro de 2013 — afirma Luzardo. O relatório mais recente aponta que, em julho, 84,4% dos serviços de construção e pavimentação da rodovia já estavam concluídos. Um novo balanço, referente ao mês de agosto, deve ser divulgado nos próximos dias. Trecho entre Sapucaia e Canoas é o mais atrasado A ponte estaiada é considerada uma das estruturas mais complicadas da obra em termos de construção. Ela terá extensão de 268 metros e 65 metros de altura. Ela integra o chamado Lote 3, que dará acesso à zona industrial portuária de Canoas e a Porto Alegre em com 86,5% de sua edificação concluída, é o trecho mais adiantado. O trecho mais longo da rodovia, o Lote 1 — que ligará Sapucaia do Sul à Canoas — é a mais atrasado. Está com 81% de sua extensão concluída. Nos 9,14 quilômetros, os operários trabalham na fase de terraplenagem e pavimentação da rodovia. Por http://zerohora.clicrbs.com.br em 09.9.2013

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