sexta-feira, 6 de setembro de 2013
Os pontos decisivos para definir caminho do trem a Sapiranga
Empresa terá oito meses para apontar melhor modelo e trajeto de possível expansão.
Um modelo com ênfase na demanda de usuários ou que não passe dentro dos centros urbanos, mas em seu entorno, numa característica mais regional. Possibilidades que envolvem a expansão da Linha 1 do trensurb de Novo Hamburgo até Sapiranga e que começarão a ser esclarecidas por estudo técnico que apontará viabilidade da obra e qual o melhor formato. Ontem, em Porto Alegre, a Trensurb e a Oficina Engenheiros Consultores Associados, vencedora da licitação, assinaram o contrato para a confecção do levantamento, que tem prazo de oito meses para conclusão, ao custo de R$ 1,49 milhão, com ordem de início do serviço devendo ser assinada em até dez dias.
“As opções a serem avaliadas envolvem tecnologia, como a atualmente empregada e que é mais cara, trens regionais ou mesmo a tecnologia do aeromovel”, pondera o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, que se mostra simpático a este último modelo. “Pode prever menos estações e mais velocidade”, diz, ao comentar que o custo de implantação da obra, a topografia e a própria demanda de usuários são outras dúvidas que precisarão ser respondidas. “Tudo depende de como vai se tratar a inserção desta linha”, observa Kasper.O mapa ao lado se refere a possibilidades de traçado de acordo com a Trensurb.
Tempo mínimo para estudo
Ao analisar os oito meses que a Oficina Engenheiros e Consultores Associados terá para elaborar o estudo técnico para a expansão da linha 1 do trensurb entre Novo Hamburgo e Sapiranga, Humberto Kasper avalia que o tempo “é considerado curto”. Porém, cita um aspecto positivo e que pode acelerar esse processo. “Temos muita informação da região, o que não nos fará começar do zero, pois se a empresa tivesse que fazer pesquisas como de demanda e socioeconômicas, isso tudo levaria tempo”, assinala Kasper.
Por http://www.diariodecanoas.com.br em 05.9.2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário