quinta-feira, 26 de setembro de 2013
Saiba como estão os 22 quilômetros da Rodovia do Parque
Em visita ao Estado em abril, a presidente Dilma referiu à BR-448 como o presente de Natal dos gaúchos, pois a rodovia deve ser liberada para o tráfego de veículos até o fim do ano, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Então, assim como uma criança ansiosa pela chegada do presente do bom velhinho, a reportagem do Jornal NH não esperou as comemorações natalinas e percorreu os 22,3 quilômetros da Rodovia do Parque, de Sapucaia do Sul a Porto Alegre. Foi possível antecipar aos gaúchos o que poderá ser observado ao trafegar por esta estrada ainda em formação.
No quilômetro zero, por exemplo, há um viaduto sobre a BR-116, ligando a RS-118 à Rodovia do Parque. Este é o primeiro dos oito viadutos ao longo da estrada que terá também três pontes.
Quem trafegar por esta via, quando pronta, terá uma visão diferente de Sapucaia do Sul, vendo os prédios mais altos e ao fundo o Morro do Chapéu. Extensas áreas de campo e uma plantação de arroz, às margens do quilômetro 7, também fazem parte da paisagem.
A linha férrea, em meio a um vilarejo simples, brinda os motoristas e caroneiros com uma imagem bucólica à oeste da rodovia, já no quilômetro 12. Neste mesmo trecho, porém com olhar voltado para Porto Alegre, é possível ver pela primeira vez a Arena do Grêmio - ainda tímida - surgir por detrás de capões e morros.
Com a missão de desafogar o tráfego
O custo de construção da BR-448 está avaliado em pouco mais de R$ 1 bilhão. Quando concluída, a rodovia terá a missão de desafogar o tráfego na saturada BR-116. A estimativa é de que 40% dos 130 mil veículos que transitam diariamente entre o Vale do Sinos e a capital sejam redirecionados para a BR-448.
Menina dos olhos
A cereja do bolo ou menina dos olhos desta estrada é a ponte estaiada sobre o Rio Gravataí, já no final da BR-448, em Porto Alegre. O acesso a ela, no sentido interior-Capital, se dá por uma elevada de 2,6 quilômetros.
Neste ponto, a visão encanta não só pela grandiosidade da obra, mas por todos os elementos que compõem a paisagem. A elevada, a ponte e o viaduto sobre a BR-290 com seis ramos de acesso são enfeitados pela Arena do Grêmio, agora imponente, que aparece como pano de fundo.
Por http://www.diariodecanoas.com.br em
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