segunda-feira, 14 de outubro de 2013
CHEGADA DE VEÍCULO DO AEROMOVEL DA TRENSURB CAUSA MUDANÇAS NA OPERAÇÃO DO METRÔ
Içamento do veículo A200, previsto para as 10h de segunda-feira (14), motiva circulação de trens em ambos os sentidos por via única nas estações Aeroporto e Anchieta até as 16h.
Na manhã da próxima segunda-feira (14), o A200, segundo veículo da linha da tecnologia Aeromovel da Trensurb, será içado até a via elevada. Com isso, as composições da Trensurb circularão em via única no trecho que compreende as estações Aeroporto e Anchieta por um período previsto entre 10h e 16h. Durante a preparação e realização dos serviços de içamento, as composições da Trensurb passarão em ambos os sentidos, nas plataformas das estações Aeroporto e Anchieta, pela via por onde normalmente circulam os trens em direção ao norte. Com isso, os usuários nessas estações devem observar com atenção os indicadores de destino dos trens. No restante do sistema, não haverá alterações.
Dois caminhões carregam as partes do veículo articulado A200. Eles deixaram a unidade da fabricante T’Trans Sistemas de Transportes S.A., em Três Rios (RJ), às 11h55 de quarta-feira (9). Por se tratarem de caminhões extralongos e extralargos, eles só circulam durante o dia e a uma velocidade de até 50 quilômetros por hora.
O A200, que tem capacidade para 300 passageiros, peso (quando montado) de 17,56 toneladas e comprimento de 25,1 metros, será içado e montado na via elevada que conecta o metrô ao aeroporto. A montagem da parte externa do veículo, com o encaixe no truque e a instalação da sanfona que conecta as duas caixas que o compõem deve levar cerca de dois dias. Depois, passa-se à fase de montagem dos componentes mecânicos, que deve durar até cinco dias. Só a partir daí é que serão realizados os testes estáticos e, após sua conclusão, as primeiras movimentações do veículo, ainda sem passageiros.
O projeto da primeira linha da tecnologia Aeromovel em operação comercial no Brasil é uma iniciativa da Trensurb e totalmente desenvolvido no país, usando tecnologia 100% nacional e movimentando uma cadeia produtiva com mais de 50 fornecedores. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários do metrô ao terminal aeroportuário. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em dois minutos. A linha já opera experimentalmente com um veículo com capacidade para 150 passageiros, em dias úteis, das 10h às 16h, sem cobrança de passagem. Desde o início da circulação experimental, em 10 de agosto, mais de 57 mil pessoas já foram transportadas em mais de 3 mil viagens de Aeromovel. A operação comercial, durante todo o horário de funcionamento do metrô – das 5h às 23h20 – tem previsão de início no mês de novembro. Os dois veículos funcionarão alternadamente conforme a demanda. O projeto é orçado em R$ 37,8 milhões.
Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
Por www.trensurb.gov.br em 11.10.2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário