segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Trensurb realiza licitação para compra de novo veículo de manutenção

A Trensurb está realizando uma licitação para compra de um novo veículo de manutenção. O chamado caminhão rodoferroviário é equipado com sistema de reversão, carroceria, cabine dupla e guindaste hidráulico articulado, com capacidade de transporte de no mínimo seis pessoas. De acordo com a Trensurb, ele irá atender as necessidades de transporte de pessoas e materiais. Também dará suporte para manutenção de equipamentos próximos a via. Sua compra é estimada em R$ 611 mil e é necessária por causa da expansão da linha até Novo Hamburgo.
Atualmente a Trensurb dispõe de dois veículos de uso rodoferroviário: - Caminhão Mercedes Bens L1622 equipado com guindaste hidráulico, utilizado para a manutenção de via pelo Sevip; - Caminhonete Ford Ranger, utilizado pelo Senerg para a manutenção de máquinas de chaves na via. Ambos os veículos são equipados com dispositivos mecânicos dianteiros e traseiros de acionamento elétrico e pneumático que, quando acionados, permitem o tráfego dos veículos na linha férrea. Tais dispositivos são dotados de rodas ferroviárias e quando acionados posicionam os veículos sobre os trilhos permitindo assim a trafegabilidade nas vias férreas da Trensurb. Na posição de repouso os veículos trafegam nas vias terrestres normalmente como outro veículo qualquer. Sobre as obras de expansão, atualmente 97,37% dos trabalhos já foram finalizados. A operação assistida nas três novas estações tem previsão de início em novembro. As obras civis estão praticamente concluídas, sendo executados, no momento, os acabamentos do prédio de acesso à Estação Novo Hamburgo e a ciclovia, com dois metros de largura e 4,5 quilômetros de extensão, da Estação Industrial até a Novo Hamburgo. Estão, ainda, em fase final de execução os sistemas de telecomunicações, sonorização, sincronismo horário, bilhetagem, fibra ótica e circuito fechado de TV. A inauguração das novas estações foi adiada diversas vezes. A previsão inicial indicava 2011 como data de término das obras. Foi postergada para 2012 e, a última previsão aponta o final de 2013. Em julho de 2012, a Trensurb começou a operação comercial das duas das cinco novas estações: Rio dos Sinos, em São Leopoldo e Santo Afonso, em Novo Hamburgo. As obras começaram em fevereiro de 2009. O investimento é de R$ 933,8 milhões. Com as cinco novas estações, a extensão do trem será ampliada em mais 9,3 quilômetros atingindo 43,1 quilômetros de extensão, de Porto Alegre até o Centro de Novo Hamburgo. Dessa forma, a viagem entre Porto Alegre e Novo Hamburgo poderá ser feita em apenas 55 minutos. Por http://wp.clicrbs.com.br/estamosemobras em 07.10.2013

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