quinta-feira, 29 de setembro de 2011

DNIT dá sinal verde para nova licitação do viaduto de Sapucaia do Sul

O Ministro dos Transportes, Paulo Passos, deu sinal verde para o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) do Estado abrir nova licitação para a construção do viaduto da BR-116 no acesso a Sapucaia do Sul. Essa será a quarta tentativa de um processo que já se arrasta por dois anos. A confirmação veio ontem, durante reunião no Gabinete do Ministério dos Transportes, em Brasília, em que estavam presentes o prefeito de Sapucaia, Vilmar Ballin, o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, além do deputado federal Ronaldo Zulke (PT).
Obra no mesmo cronograma da BR-448
“Saí satisfeito dessa reunião e aquela angústia de que não teríamos uma luz para a licitação está superada, uma vez que o ministro exige que essa licitação ocorra o mais rápido possível’’, destacou Vilmar Ballin, salientando que a obra do viaduto deve andar no cronograma da BR-448. Para a reunião com o ministro Paulo Passos, o prefeito Ballin fez questão de levar o exemplar da última edição do Jornal ABC Domingo, cuja manchete remete justamente para o tema “A última sinaleira da BR-116: Quebra cabeça complicado”. “Mostrei para o ministro o exemplar e as fotos ilustrativas.’’
O projeto desenvolvido pelo Dnit prevê três pistas para cada um dos sentidos. De acordo com o supervisor da unidade do Dnit de São Leopoldo, Carlos Adalberto Pitta, caso não haja transtornos, o processo licitatório leva, no mínimo, 90 dias para ser concluído, tendo o recurso para a obra apresentado. “Estou otimista com a afirmativa do ministro e acredito que dessa vez vamos alavancar’’, garantiu Pitta.
Ministro Paulo Passos recebe comitiva
Depois de anunciar, na terça-feira, a liberação de uma suplementação de verba de R$ 45 milhões para o andamento da construção da BR-448, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, recebeu nesta quarta-feira os prefeitos de Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul para tratar, principalmente, da remoção definitiva das 599 famílias da Vila Dique, em Canoas, medida necessária para prosseguimento de obras da Rodovia do Parque naquele trecho.
Já nesta quinta-feira, às 16h, Passos atenderá o líder da bancada gaúcha na Câmara Federal, deputado Paulo Pimenta, e representantes do governo do Estado, Fiergs e Federasul. Entre os assuntos elencados pela comitiva, informa Pimenta, estão pedidos de adequação dos contratos, ajuste financeiro de repasses, resposta quanto aos apontamentos do Tribunal de Contas da União e a transferência das famílias da Vila Dique.
Reassentamento da BR-448 pelo Minha Casa
Brasília - Da audiência ontem com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, obteve uma nova alternativa para resolver o reassentamento das 599 famílias da Vila Dique. A proposta do governo federal é encaminhar a edificação de casas e apartamentos através do programa Minha Casa, Minha Vida. Na segunda-feira, representantes da Caixa Econômica Federal e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) irão a Canoas para discutir detalhes.
A ideia é formalizar um convênio entre a prefeitura e Dnit, no qual o município faça a infraestrutura - orçada em R$ 15 milhões – e o governo federal construa as residências. Participaram ainda da audiência os prefeitos de Esteio, Gilmar Rinaldi, e de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin, o deputado estadual Nelsinho Metalúrgico, o deputado federal Ronaldo Zülke, e o secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato.
Recursos estão garantidos
Para o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, a construção de casas e apartamentos para reassentamento da Vila Dique para a continuação das obras através do Minha Casa garantiria rapidez e um ganho de qualidade. Ainda na audiência de ontem, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, informou ao prefeito Jairo Jorge que está adequando o projeto da Rodovia do Parque conforme os apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas da União. “O ministro entende que as adequações (do projeto básico) são naturais e serão resolvidas. Ele garantiu que não haverá problema de recursos e que não paralisa a obra.” Por Jornal Vale do Sinos 29/9/2011

Nenhum comentário: