sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Reciclagem com moradores BR 448


A reciclagem foi o tema da reunião entre os responsáveis pelo Programa de Reassentamento da BR-448/RS, prefeitura de Canoas e membros da Comissão de Fiscalização das Obras das Unidades habitacionais do Programa de Reassentamento. O secretário municipal do Meio Ambiente, Celso Barônio, foi convidado para abordar o assunto com os presentes.
Barônio tocou em temas que ainda são distantes da realidade dos moradores da vila do Dique, mas aos quais esta parcela da população também tem direito. Lembrou a eles dos pressupostos de uma moradia digna, do convívio do desenvolvimento com o meio ambiente, da relação em se viver de forma mais comunitária.
Mas foi o debate sobre coleta seletiva, reciclagem e cooperativa que prendeu a atenção dos presentes. O secretário do Meio Ambiente explicou como funciona uma cooperativa e usou exemplos de sucesso para convencê-los do quanto é importante para aqueles que trabalham como catadores integrar um dos galpões do município. “As cooperativas de catadores têm hoje o privilégio de lei. O que isto significa: Recebem material para trabalhar e têm direito a recurso federal. Com isso, podem aumentar a quantidade de material e o ganho de cada um pode vir a ser maior também”, comentou.
Ao final, Barônio propôs aos presentes que retornassem para casa e convidassem os vizinhos para formar um grupo de catadores/separadores. “Vamos conceber um galpão de triagem. Vamos pegar o resíduo não de forma individual e sim coletiva, possibilitando que tenham investimento.” Ficou acertado que na tarde de segunda-feira, dia 30, os interessados junto com o secretário e o subprefeito da região Sudoeste, Pedro Bueno, participariam de reunião com a nova coordenação da Associação Triagem, Reciclagem Mato Grande (Atremag), galpão de reciclagem localizado no quadrante.

Nenhum comentário: