quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Trensurb apresenta projeto da Estação Novo Hamburgo em 45 dias

Área para último destino da extensão já foi decretada de utilidade pública por Dilma Rousseff.
Até a segunda quinzena de outubro – em torno de 45 dias – a Trensurb deve definir os detalhes do projeto de construção da Estação Novo Hamburgo, localizada em frente ao Bourbon Shopping, na Avenida Nações Unidas. Conforme o coordenador geral da implantação da extensão norte do metrô, Lino Fantuzzi, já está determinado o espaço que será ocupado pela estação e onde serão erguidas a plataforma do acesso leste, no lado direito no sentido Centro-bairro, e a haste de manobra para os vagões. O que ainda está pendente é onde será erguida a plataforma de acesso oeste. A rampa vai ocupar parte da área que foi decretada de utilidade pública pela presidente Dilma Rousseff no dia 24 de agosto, situada entre as Ruas Marcílio Dias, 5 de Abril, Imperatriz Leopoldina e a Avenida Nações Unidas.
Segundo Fantuzzi, um perito está elaborando os laudos de avaliação dos imóveis que ocupam quase 15 mil metros quadrados. “Depois desse trabalho, vamos definir qual área efetivamente a obra vai necessitar. Esse relatório será entregue para o setor de desapropriações”, informa. Ainda será levado em conta na hora de bater o martelo sobre a desapropriação o espaço reservado para a integração entre o trem e os ônibus, prevista no novo sistema de transporte municipal da cidade.
A estação começa logo após o cruzamento da Rua Marcílio Dias com a Avenida Nações Unidas e segue até antes a entrada principal do Bourbon Shopping, pouco depois do cruzamento da Nações com a Rua 5 de Abril, medindo 190 metros de extensão. Já existe o projeto da área interna da estação, mas o layout do espaço precisa ser aprovado internamente, antes de ser divulgado.
O espaço reservado para as manobras dos vagões ficará à esquerda da rótula do Pio XII (sentido Centro-Bairro), no cruzamento das Avenidas Nações Unidas e Nicolau Becker. Os trilhos não irão interferir no Monumento ao Sapateiro. Conforme o gerente de engenharia do Consórcio Nova Via, Rodrigo Lacerda, será feito um pequeno ajuste na rótula e a haste terminará próximo à Rua Castro Alves. Por Jornal VS em 14/9/2011.

Nenhum comentário: