quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Trabalho social com moradores dos Diques e celeridade no processo de licitação

Nesta terça-feira, dia 13, a Prefeitura Municipal de Canoas apresentou ao DNIT e ao Consórcio Gerenciador da BR-448 o projeto executivo do terceiro e último loteamento de casas para as famílias que vivem no traçado da rodovia. A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto, reuniu-se com o superintendente adjunto do DNIT/RS, Pedro Luzardo, e com o coordenador do Consórcio, Luiz Antônio Didoné, para tratar do andamento do reassentamento das famílias moradoras dos Diques.
O terceiro loteamento será construído ao lado do Loteamento Prata, e aguarda, agora, a aprovação do projeto e recursos pelo DNIT. Na ocasião, a Prefeitura manifestou a preocupação em relação ao andamento da aprovação do Plano de Trabalho, que se encontra com o DNIT, tendo em vista a necessidade de licitar as casas definitivas dos moradores, e no que toca às obras da BR-448, que correm o risco de paralisação e aproximam-se cada vez mais das atuais moradias nos Diques.
Ainda na reunião, a secretária apresentou o resultado da discussão entre DNIT, Prefeitura e Ministério Público Federal em relação às desapropriações de toda a área remanescente dos proprietários em direção ao Delta do Jacui, pois trata-se de uma Unidade de Conservação, não edificante, e tampouco viável abrir acesso a estes lotes, já que prejudicaria a preservação do Delta e abriria possibilidade de novas ocupações. De acordo com Joceane, a Prefeitura também solicitou manutenção e fortalecimento do trabalho social nos Diques, pressuposto fundamental para garantir um reassentamento tranqüilo e um pós-morar adequado. Por Amanda Utzig Zulke Prefeitura Canoas.

Nenhum comentário: