sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Jacaré é encontrado morando em banhado às margens da BR-116

No local, há outros animais, como tartarugas, mais de 50 espécies de aves, ratão do banhado e capivaras.
Um jacaré-de-papo-amarelo foi descoberto por uma equipe de biólogos da Unisinos morando em um banhado que existe às margens da BR-116. Adulto, com idade entre 10 e 20 anos e com mais de dois metros de comprimento, ele vive no local com outros animais, como tartarugas, mais de 50 espécies de aves, ratão do banhado e capivaras. De acordo com o biólogo Martim Sander, que diariamente observa os animais para saber se estão todos bem e também para fazer estudos, nenhum deles é uma ameaça de perigo aos pedestres e aos condutores na rodovia. “Eles podem ser uma ameaça, principalmente o jacaré, se alguém se aproximar. Ele poderá morder, mas só se achar que está correndo algum tipo de risco’’, alertou Sander.
Ideia é minizoo
A intenção é fazer um minizoológico – sem fazer o cercamento total e sem a interferência humana – deixando os animais terem sua vida natural. Segundo Sander, o banhado está dentro de uma área particular e não se sabe ainda quem é o proprietário. “Queremos cercar para proteger os animais e também as pessoas. Bancos poderiam ser colocados em volta para que as pessoas pudessem sentar e admirar, sem problemas’’, contou ele, que garante que a conservação da natureza só é possível por meio da educação.
Área onde o animal está é de preservação
A área é considerada de proteção ambiental, já que recebe aves migratórias do Norte do País e do Sul dos Estados Unidos, como tesourinha, suiriri e saíra-viúva. Além disso, abriga uma espécie de jacaré tipicamente latino-americano, ou seja, que nunca poderá ser encontrado nos outros continentes, como Europa ou Ásia. “Eles está bem adaptado ao local. Caça, come e dorme ali tranquilamente. Não sabemos como foi parar no banhado. Se alguém o deixou ali ou se ele encontrou sozinho, mas temos certeza que tirá-lo desse habitat não é viável e nem recomendável.’’
Conheça o jacaré
O jacaré-de-papo-amarelo é um réptil que pode chegar até três metros de comprimento e tem hábitos noturnos. A cor dele é esverdeada e o ventre amarelado. Ele se alimenta de peixes, aves e mamíferos e pode viver até 50 anos. Os jacarés são importantes para o equilíbrio ecológico, pois têm o costume de se alimentar de animais velhos e fracos. Além disso, as fezes dele servem de alimento para peixes e outros animais aquáticos. O de papo amarelo está na lista do Ibama de animais em extinção.
Por Jornal Vale do Sinos em 07/12/2011

Nenhum comentário: