quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

TRENSURB E PREFEITURA DE PORTO ALEGRE FIRMAM TERMO PARA ESTUDO DE AEROMOVEL NA ZONA SUL

Documento assinado na manhã de hoje, 19, prevê cooperação para desenvolvimento de estudo de viabilidade técnica e econômica do empreendimento. Evento na Sociedade de Engenharia do RS teve organização da Frente Parlamentar pela Reforma Urbana.
Na manhã desta segunda-feira, 19, a Trensurb e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre – com interveniência da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e da Empresa Pública de Transportes e Circulação S.A. (EPTC) – firmaram um termo de cooperação em ato realizado na sede social da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS), no bairro Pedra Redonda. O objetivo é integrar as atividades das entidades para o desenvolvimento de um estudo de viabilidade técnica e econômica a respeito da implantação do modal Aeromovel na ligação de transporte da Zona Sul de Porto Alegre.
Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo (RS), o Aeromovel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, de concepção totalmente brasileira, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos. Uma linha do modal já está em implantação pela Trensurb, em Porto Alegre, entre a Estação Aeroporto do metrô e o Terminal 1 do Salgado Filho.
O termo assinado prevê a execução do estudo de viabilidade pela área técnica da empresa metroviária, com acompanhamento e suporte de profissionais da administração municipal, buscando uma ligação da Zona Sul da capital com o sistema Trensurb, o futuro Metrô de Porto Alegre e os principais pólos geradores de tráfego existentes e projetados no eixo.
Por sítio Trensurb em 19/12/2011.

Nenhum comentário: