quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Presidente da Infraero diz que o RS precisa de um novo aeroporto

O projeto do Aeroporto Internacional 20 deSetembro, planejado para ser construído entre Nova Santa Rita e Portão, foi apresentado ontem ao presidente da Infraero, Gustavo do Vale. Participaram da audiência, em Brasília, os deputados Ronaldo Zülke e Dionilso Marcon, além do presidente do Conselho de Acionistas do Grupo Sinos, Mario Gusmão, coordenador do grupo idealizador do projeto.
Ratificando sua avaliação de que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, já tem data de validade próxima do vencimento, o dirigente admitiu a necessidade de um novo aeroporto e colocou à disposição sua equipe para o estudo da proposta. Elogiou ainda a área de 25 quilômetros quadrados e a possibilidade da construção de três pistas. “Fiquei impressionado com a firmeza que o dirigente da Infraero recebeu nosso material. Definiu os dados apresentados como consistentes e elogiou os nomes das pessoas que tiveram a ideia da construção de um segundo aeroporto no Estado”, afirmou Zülke. O parlamentar Dionilso Marcon também ficou entusiasmado com o encontro. “O presidente da Infraero nos disse que o trabalho realizado até agora foi muito bem feito.” Já pensando nos próximos passos, Zülke afirmou que resta esperar o sinal verde do Ministério da Aeronáutica para que o projeto seja entregue ao governador Tarso Genro.
Pedida extensão da BR-448 até a RS
Também já está nas mãos do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, a proposta da extensão da BR 448, entre o trevo previsto nos fundos do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, até o limite entre Novo Hamburgo e Estância Velha, mais precisame anteprojeto que propõe mais uma alternativa para desafogar o trecho da 116 entre Porto Alegre e Novo Hamburgo foi entregue ontem, em Brasília, pela bancada gaúcha na Câmara, liderada pelo deputado Paulo Pimenta, juntamente com o presidente do Conselho de Acionistas do Grupo Sinos, Mario Gusmão.
O Ministério dos Transportes avaliará o anteprojeto que poderá fazer parte da projeção definitiva da Rodovia do Parque, inicialmente planejado entre a Avenida Castelo Branco, em Porto Alegre, até a BR116, em Sapucaia do Sul. Além de desafogar a BR-116, a opção de acessar o futuro Aeroporto Internacional 20 de Setembro sem precisar passar por Canoas e Porto Alegre foi elogiada pelo deputado caxiense Pepe Vargas.
AEROPORTO 20 DE SETEMBRO
O Aeroporto Internacional 20 de Setembro deverá ser instalado em uma área de 25 quilômetros
quadrados, no limite entre Portão e Nova Santa Rita. O terreno já foi vistoriado pelo Departamento Aeroportuário (DAP) da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística e foi declarado de utilidade pública pelos dois municípios. O espaço é seis vezes maior que a área ocupada hoje pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho. O local tem fácil acesso pela BR
Infraero, o Aeroporto Salgado Filho a partir de 2016 não deverá mais suportar a demanda. “Com a
liberação do documento por parte da Aeronáutica, o governador poderá levar a proposta para a presidente Dilma Rousseff, que decidirá se vai fazer e como irá fazer o aeroporto", acrescentou o deputado Zülke..
Novo trecho da 448 terá 27 quilômetros
O engenheiro do Comitê de Acompanhamento das Obras de Infraestrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre, Vilson Ghignatti, deu detalhes do anteprojeto Passos. “A extensão da BR-448 começa na altura do Parque Assis Brasil, em Esteio, passa por Nova Santa Rita, ao lado do futuro Aeroporto 20 de Setembro, cruza a RS da BR-116 com a RS-239. Ghignatti informou ainda que a extensão que partirá do trecho inicial, previsto entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul, é de aproximadamente 27 quilômetros.
Por Jornal Vale do Sinos em 15/12/2011.

Um comentário:

timoteosouza disse...

Olá! Qual o email de contato de vocês?