sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Mapa inédito traça quadro de acidentes em Canoas

Um mapa inédito, com dados precisos sobre o trânsito de Canoas foi divulgado nesta sexta-feira, 16, pela Secretaria de Transportes e Mobilidade. O estudo - que em sua primeia versão é trimestral - traz dados compilados no período de julho, agosto e setembro de 2011.
O levantamento fornece um panorama dos acidentes no município em diversos aspectos: perfil e idade de quem se envolve, hora em que acontecem mais acidentes, ruas mais perigosas e um dado preciso: o de número de mortes no local e em até 30 dias no hospital, já que hoje, pelas estatísticas, quem falece fora do momento do acidente não é considerado uma vítima de trânsito.
Dados
Os dados foram levantados a partir de informações cedidas pelos seguintes órgãos: Divisão de Estatística Criminal da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Polícia Rodoviária Federal, Diretoria de Trânsito da SMTM, Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC), Secretaria de Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Detran e Observatório Canoas.
A eloboração é da Equipe de Estatísticas e Planejamento da Secretaria de Transportes e Mobilidade, que durante o período cruzou as informações e montou o mapa de forma detalhada.
Ações
De acordo com o secretário Luis Carlos Bertotto, a partir dessas informações serão realizadas ações específicas para frear o número de ocorrências. "Já sabemos, por exemplo, que a faixa de horário de maior incidência é das 18h às 21h, o que nos leva, imediatamente, a aumentar a fiscalização à noite", ressalta. Os próximos mapas devem ser mensais e poderão trazer informações como o motivo do acidente, incluindo motivação por uso de álcool.
Ruas de maior incidência
Guilherme Schell (136 ocorrências; Av. Boqueirão (118); Av. Santos Ferreira (69); Av. Rio Grando do Sul (54); Rua Venâncio Aires (45); Av. Dr. Barcellos (30); Av. Victor Barreto (30); Av. Liberdade (26); Av. Florianópolis (22).
Local de maior periculosidade: avenida Boqueirão, entre a avenidas Liberdade e Guilherme Schell.
Outros dados em Canoas:
Frota: 149.861 veículos
Condutores habilitados: 133.697 (Homens: 94.105 / Mulheres: 38.592)
130 mil carros passam por dia na BR 116
Por sitio Prefeitura Canoas em 16/12/2011.

Nenhum comentário: