O Aeromovel, que ligará o Trensurb ao terminal 1 do Salgado Filho deve começar a operar de forma experimental em janeiro de 2012. Semana passada, a Secretaria de Meio Ambiente de Porto Alegre emitiu a licença de instalação, e as obras começam semana que vem. O investimento será de R$ 29,8 milhões, sendo R$ 17,4 milhões para a empresa Aeromovel Brasil S.A, de São Leopoldo, responsável pelo pacote tecnológico.
Os dois veículos, com capacidade para 150 e 300 passageiros, também já estão em fabricação. Inicialmente, a intenção é transportar 7 mil passageiros por dia, número que pode aumentar de acordo com a demanda.
A T-Trans, no Rio, está fabricando os dois veículos, que devem ficar prontos em outubro.
A previsão da Trensurb é concluir as obras até dezembro. “Em janeiro pretendemos operar em um estágio experimental”, informa o gerente de Projetos e Obras da Trensurb, Sidemar da Silva.
Etapas estão adiantadas
Segundo o gerente de Projetos e Obras da Trensurb, Sidemar Francisco da Silva, diversas etapas já estão em andamento e bastante adiantadas. “A empresa está em dia com a obra. Já temos um conjunto de mais de 35 pilares prontos, de um total de 52. A fabricação de formas metálicas que vão dar vida aos dutos do Aeromovel também já está em andamento”, explicou. A primeira estaca deve ser colocada na próxima semana.
Ele acrescenta que isso é o início do sistema construtivo, que segue com a colocação de blocos onde serão inseridos os pilares. Em cima deles vão ser colocadas as vigas fabricadas no canteiro de obras. “Os dutos servem como sistema de propulsão e sustentação. É uma construção em concreto de alta precisão, feito com formas metálicas”, detalha.
terça-feira, 21 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário