A construção da BR-448, a Rodovia do Parque, é hoje considerada uma das obras rodoviárias mais importantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Este título não é à toa. Serão construídas - ao longo dos seus 22,3 quilômetros de extensão - 16 obras de arte especiais, sendo boa parte com peças pré-moldadas, como pré-lajes e vigas. Para dar formas a viadutos, pontes, passagens de nível e elevadas, serão produzidas 3.941 vigas e 57.943 pré-lajes.
Para a fabricação das 61.884 unidades pré-moldadas serão necessárias mais sete mil toneladas de aço e aproximadamente 40 mil metros cúbicos de concreto. É no canteiro industrial do Lote 3, trecho referente aos 7,9 quilômetros finais da nova rodovia, que está concentrada a maior parte deste volume. Nele são construídas as obras de arte mais complexas do conjunto de intervenções, tais como a ponte estaiada sobre o Rio Gravataí, o seu acesso e a interseção com a BR-290, em Porto Alegre. Juntas - somente estas três estruturas - vão necessitar de 46.106 unidades de pré-lajes. E a produção, que envolve 213 trabalhadores, já concluiu a fabricação de 6.755 destas peças.
Das 3.846 vigas previstas para o trecho do Lote 3 o consórcio Queiroz Galvão- OAS- Brasília Guaíba já concluiu 3.570. Segundo o coordenador-geral do Consórcio Gerenciador da BR-448/RS, Luiz Antônio Didoné, o volume de peças produzidas no canteiro principal do Lote 3 chama a atenção. “Este volume é espetacular. A tecnologia utilizada para produção das peças pré-moldadas foi especificamente desenvolvida para as obras da BR-448”, completa.
O segundo trecho da Rodovia do Parque, com 5,3 quilômetros de extensão, conta com 50 homens atuando no seu canteiro industrial. O Lote 2, sob a responsabilidade das empreiteiras Construcap e Ferreira Guedes, terá de produzir 69 vigas e 8.304 pré-lajes para as cinco obras de arte especiais projetadas neste percurso. Do total, 40% já estão prontos.
No Lote 1, que começa no marco zero da BR-448, em Sapucaia do Sul, e segue até o acesso da BR-386, em Canoas, totalizando pouco mais de 9,1 quilômetros do traçado da Rodovia do Parque, são cinco obras de arte especiais e juntas somam 26 vigas e 2.408 pré-lajes. Dessas as empresas consorciadas Sultepa e Toniolo, Busnello já fabricou 700 pré-lajes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário