A decisão sobre a abertura ou não do processo licitatório para a construção da ERS-010, também conhecida como Rodovia do Progresso, deve ocorrer até setembro, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque. Ele adianta que, se tudo transcorrer satisfatoriamente, o início das obras deverá acontecer no próximo ano.
O secretário participou nessa quinta-feira de reunião com os prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal) e do Vale do Sinos para discutir esse empreendimento e melhorias na ERS-239.
O governo passado, no final do mandato da governadora Yeda Crusius, tentou realizar a licitação da ERS-010 no formato de Parceira Público-Privada (PPP). No entanto, diretores do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs) ingressaram na Justiça com uma Ação Popular apontando imperfeições no edital e o processo foi suspenso.
Beto diz que a proposta trabalhada agora é melhor do que a apresentada no antigo governo, com menos pedágios e cobranças mais baratas (uma de R$ 4,40 e outra de R$ 2,20). A modelagem atual diminuiu de três para duas as praças de pedágio, com redução de 10% nos valores anteriores. O secretário ressalta ainda que o usuário precisará pagar a integralidade dos pedágios somente se percorrer toda a rodovia, que ligará Porto Alegre a Sapiranga, completando um trecho de 68 quilômetros.
De acordo com Beto, a previsão de conclusão da rodovia é de seis anos e o investimento estimado na estrutura é de aproximadamente R$ 1 bilhão. O governo estadual terá que arcar com uma contrapartida de R$ 75 milhões ao ano, durante o período de 20 anos. O Estado desembolsará os recursos depois de três anos do começo das obras.
O presidente da Granpal e prefeito de Canoas, Jairo Jorge, informa que o modelo proposto é baseado nos cálculos da empresa Odebrecht, porém com modificações em relação ao do ano passado que acabou sendo suspenso. Ele destaca o aumento de acessos à rodovia como uma das diferenças. Outro ponto ressaltado por Jorge é que foi reduzido em cerca de R$ 50 milhões o total da contrapartida do governo do Estado. O prefeito relata que a rodovia estimulará a economia da região e as prefeituras projetam um acréscimo de R$ 200 milhões ao ano em arrecadação de impostos com esse desenvolvimento. "A ERS-010 permitirá que se crie um anel viário metropolitano", acrescenta Jairo Jorge.
sexta-feira, 10 de junho de 2011
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