A Rodovia do Parque é considerada uma das obras rodoviárias mais importantes do PAC. Este destaque se justifica pelo projeto - ao longo dos seus 22,3 quilômetros serão construídas 16 obras de arte especiais, boa parte com peças pré-moldadas, como pré-lajes e vigas. Para dar forma a viadutos, pontes, passagens de nível e elevadas, serão necessárias 3.941 vigas e 57.943 pré-lajes. Para fabricar as 61.884 unidades pré-moldadas serão usados mais de sete mil toneladas de aço e 40 mil m3 de concreto.
É no canteiro industrial do lote 3, trecho dos 7,9 quilômetros finais da rodovia, que são construídas as obras de arte mais complexas, como a ponte estaiada sobre o rio Gravataí, o seu acesso e a interseção com a BR-290, em Porto Alegre. Estas três estruturas vão necessitar de 46.106 unidades de pré-lajes. E a produção, que envolve 213 trabalhadores, já concluiu a fabricação de 6.755 peças. Das 3.846 vigas do lote 3 o consórcio Queiroz Galvão- OAS-Brasília Guaíba já concluiu 3.570. Segundo o coordenador-geral do consórcio gerenciador da BR-448, Luiz Antônio Didoné, o volume de peças produzidas no canteiro principal do lote 3 chama a atenção. “Este volume é espetacular. A tecnologia utilizada para produção das peças pré-moldadas foi especificamente desenvolvida para as obras da BR-448”, completa.
O segundo trecho da Rodovia do Parque, com 5,3 quilômetros, conta com 50 homens atuando no seu canteiro industrial. O lote 2, sob a responsabilidade das empreiteiras Construcap e Ferreira Guedes, terá de produzir 69 vigas e 8.304 pré-lajes para as cinco obras de arte do percurso. Do total, 40% já estão prontos.No lote 1, o marco zero da BR-448, que vai de Sapucaia do Sul ao acesso da BR-386, em Canoas, com pouco mais de 9,1 quilômetros há cinco obras de arte que somam 26 vigas e 2.408 pré-lajes. Dessas, as empresas consorciadas, Sultepa e Toniolo, Busnello, já fabricaram 700 pré-lajes.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
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