terça-feira, 21 de junho de 2011
Trensurb inicia estudo para ampliar linha do trem até Nova Hartz
O engenheiro Humberto Kasper assumiu a presidência da Trensurb com algumas prioridades. Entre elas, diz que já solicitou aos técnicos da empresa estudos de viabilidade financeira para a expansão até Nova Hartz, passando pelo bairro Canudos e os municípios de Campo Bom e Sapiranga. Kasper é otimista, também, com relação à aprovação da Estação Industrial, já projetada. Pilares para futura estação já foram preparados.
Na entrevista a seguir, o presidente da Trensurb, Humberto Kasper, aborda o trem na região e futuros projetos.
Como está a análise do aditivo contratual para construção da Estação Industrial e de ampliação do leito do Arroio Luiz Rau?
Humberto Kasper - Ainda não recebemos resposta da sala de situação do PAC, mas acredito que, se não for aprovado em sua totalidade, será pelo menos parcialmente.
Quando deve ocorrer a viagem inaugural até o Bourbon Shopping Novo Hamburgo?
Kasper - No cronograma original, o prazo é março do ano que vem. Caso seja aprovado o aditivo para construir a quinta estação (Estação Industrial), nós vamos ter que rever este cronograma. De qualquer modo, não vai passar de 2012. Até por uma questão de custo da obra.
Então, a quinta estação só depende da liberação do governo federal?
Kasper - Depende do recurso e de um ajuste contratual com o Consórcio Nova Via. A estação é similar à Santo Afonso e Rio dos Sinos, não tem nenhum desafio especial em termos de projeto. Já preparamos os pilares onde ficaria a estação. Isso já foi incluído no projeto. Como o distanciamento entre a estação Santo Afonso e Fenac é de quase três quilômetros, e a distância média nas demais é de um a um e meio, já se previu a necessidade de uma futura estação.
A cada chuva forte, o acesso à rodoviária de Novo Hamburgo, onde está sendo construída a estação Fenac, alaga. Isso já é um problema antigo, mas...
Kasper - É um problema da vazão. De fato, já foi constatado e tem um parecer técnico de que há necessidade do tratamento do canal. Isto nos motivou a encaminhar o parecer técnico e a solicitação de tratamento do Arroio Luiz Rau no aditivo para o PAC.
Qual a possibilidade do trem seguir em direção ao norte, passando por Canudos?
Kasper - Tem uma mobilização regional que envolve lideranças de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Nova Hartz. Nós já abrimos um processo interno para começar a examinar a viabilidade econômica de implantação da expansão, que é a primeira coisa a ser feita. Significa saber quanto vai custar implantar, quantos passageiros vai agregar e se essa expansão, a partir da demanda que vai agregar, se justifica. Queremos continuar sempre expandindo. Mas a decisão não cabe à Trensurb, mas ao governo federal.
A empresa já diminuiu o intervalo entre um trem e outro nos horários de pico. Existe outra alternativa até a compra de novos vagões para lidar com a demanda crescente?
Kasper - Estamos começando a estudar alternativas. Nosso grande problema é a partir de Canoas. A maior parte das estações de Canoas fica carregada. Vamos ter que achar meios para aliviar a carga que vai aumentar em função da expansão.
Seria a ideia dos carrosséis (intercalando trens que fossem até São Leopoldo e outros até Novo Hamburgo)?
Kasper - Essa é uma hipótese. Outras são coisas pequenas de posicionamento de trens, aumento de capacidade interna com a melhoria do layout, que já está implementada em alguns trens.
E como está o projeto de rebaixamento da linha em Canoas?
Kasper - Quem encaminhou o pleito para o PAC da Mobilidade foi o governo do Estado e a prefeitura de Canoas. Temos interesse em colaborar.
Isso poderia ser feito também em Esteio e Sapucaia do Sul?
Kasper - Teoricamente, não tem nenhum impedimento, mas há necessidade de recursos para isso.
PREFEITOS NA EXPECTATIVA
CAMPO BOM “A vinda do trem para Campo Bom será um avanço e um impulso ao desenvolvimento, mas precisamos garantir que o projeto não crie complicadores. Nossa demanda é para que a linha do trem tenha seu traçado pela RS-239.” Faisal Karam, prefeito
NOVA HARTZ “Já manifestei meu apoio pela vinda do trem até Sapiranga, pois esse é o único jeito do investimento chegar a Nova Hartz. Que essa obra não demore tanto como a ida do trem de São Leopoldo para Novo Hamburgo.” Antônio Elson R. de Souza, prefeito
NOVO HAMBURGO “É evidente que toda obra pública que seja justificável é importante para nós. Mas acho que existem outras alternativas que poderiam ser mais econômicas. O veículo leve sobre trilhos, utilizado na Europa, é um exemplo, além do aeromóvel.” Tarcísio Zimmermann, prefeito
SAPIRANGA “No ano passado, fiz a solicitação dos estudos de viabilidade do Trensurb até a cidade para o então diretor-presidente da instituição, Marco Arildo Cunha. Portanto, agora o município comemora o fato dos estudos serem levados adiante.” Nelson Spolaor, prefeito
Está em cerca de 80% o índice de execução da obra de expansão até Novo Hamburgo, que prevê cinco estações, a Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e outras três em Novo Hamburgo: Santo Afonso, Fenac e Novo Hamburgo
Mas uma quinta estação, no Industrial, aguarda aprovação do governo federal. A Prefeitura de Novo Hamburgo encaminhou pedido junto ao PAC, de R$ 172 milhões, que inclui obras no
Arroio Luiz Rau para melhorar o escoamento
O trecho todo possui 9,3 km de extensão. Há, ainda, duas pontes sobre o Rio dos Sinos, uma rodoviária e outra metroviária
Estão previstas, também, obras sob as elevadas, como cliclovia e quadras poliesportivas
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