terça-feira, 21 de junho de 2011

Obra do viaduto altera saída da Avenida Unisinos para a BR-116


O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) abriu ontem uma das alças do viaduto da Unisinos, em construção, para o tráfego de veículos. A medida foi tomada para atender ao fluxo de quem se desloca pela Avenida Unisinos em direção à BR-116 para seguir em direção a Novo Hamburgo ou regressar a Porto Alegre, já que um trecho da avenida foi fechada neste sentido. Segundo o engenheiro Carlos Adalberto Pitta Pinheiro, supervisor do Dnit na região, o fechamento foi necessário para o término das obras de terraplenagem e pavimentação da pista que dará acesso ao viaduto. Pitta informa, ainda, que estão concluídos 99% da terraplenagem e 70% da pavimentação das alças rodoviárias e 70% da elevada.
De acordo com o engenheiro e supervisor do Dnit, a nova configuração do trânsito é definitiva. “Já estamos deixando o trânsito como ficará após a entrega do viaduto’’, diz. Pelo menos 5 mil veículos por dia – entre carros de passeio e coletivos – acessam a BR-116 pela Avenida Unisinos, conforme estimativa da coordenadoria de Transportes da universidade. Não estão calculados, entretanto, os veículos que transitam pela avenida fora do horário de aulas.
Estudantes ansiosos
Para a comunidade universitária as alterações não devem causar transtornos. “Para mim é tranquilo’’, diz o estudante de Engenharia Civil Leonardo Schuh, 19 anos, que mora em Novo Hamburgo. “Imaginava que iam abrir (a alça) logo, porque tinha visto a movimentação.’’ Muitos deles, porém, esperam com ansiedade a inauguração. “Quando estiver pronto, vai ser perfeito, porque uso a BR todos os dias’’, diz o aluno de Administração Silvio Prado, 21, do bairro São João Batista, em São Leopoldo.

Nenhum comentário: